Notícias e eventos

Aplicativo do Carro 100%

carro100

 

Aplicativo do Carro 100% facilita motorista na manutenção do veículo

Aplicativo gratuito avisa a hora de revisar sistemas de suspensão, freio, iluminação, entre outros componentes que sofrem desgaste com o uso.

O aplicativo Caro 100% foi desenvolvido para ajudar o motorista a fazer a manutenção do veículo. Disponível gratuitamente nas versões Android e IOS para smartphones, ao preencher os dados do veículo (modelo, marca, ano e quilometragem média mensal), o motorista consegue obter informações sobre itens dos sistemas de suspensão, freio, iluminação, entre outros, que precisam de revisão.

O aplicativo é uma iniciativa do programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva para garantir mais segurança no trânsito.

Com as informações que usuário coloca ao se cadastrar, o sistema calcula e informa o momento de fazer revisão em vários do veículo relacionados à segurança, economia e meio ambiente, de acordo com a norma de inspeção veicular da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Aplicativo Carro 100% estimula a manutenção preventiva do veículo

Gratuito, fácil e prático, o recurso permite fazer  o check-up virtual do seu automóvel

Como parte do programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, o aplicativo é uma forma prática de estimular o motorista a adotar a prática da manutenção preventiva do seu veículo e faz parte da nova etapa desta iniciativa criada em 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva. “Pensamos em uma ação direta com o dono do carro que pudesse gerar impacto em toda a cadeia (fabricantes, distribuidores, varejo e oficinas)”, explica o coordenador do GMA  e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição.

O aplicativo foi feito para o dono do carro, como prestação de serviço e para incentivar a manutenção preventiva, mas pode ser um bom recurso para o reparador difundir o conceito e orientar o consumidor sobre os cuidados necessários com o veículo. Por isso, o GMA destaca a importância do engajamento dos reparadores na disseminação do aplicativo junto aos seus clientes.

[c5ab_toggle title=”Como funciona” icon=”fa fa-chevron-down” ]

Disponível gratuitamente para smartphones nas versões Android e IOS e também pelo site www.carro100.com.br, o aplicativo Carro 100% Check Up permite fazer uma avaliação virtual do veículo, conforme norma ABNT – Associação de Brasileira de Normas Técnicas e apoio do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Por meio de questionário, o dono do automóvel pode saber como estão as condições desses itens e será avisado sobre as revisões necessárias. Também recebe nota, de acordo com o estado desses itens que são relacionados aos sistemas de suspensão, freio, iluminação, entre outros.

Quando o item está de acordo, aparece a cor verde, amarelo indica alerta e vermelho é que já passou da hora de verificar. Depois que é feita a revisão e a troca, é só atualizar o sistema para mudar a nota do automóvel. Quando o usuário atualiza os dados, também recebe uma medalha de motorista seguro, motorista econômico e motorista consciente, dependendo das condições do veículo.

“Procuramos oferecer um recurso simples que informa o motorista quais itens precisam ser checados”, afirma. Há interatividade com o dono do automóvel que receberá lembretes periódicos para informar sobre as revisões necessárias. Além disso, é possível se comunicar com ele, levando informação sobre manutenção por intermédio do Facebook.com/carro100oficial, onde são postadas dicas e curiosidades. [/c5ab_toggle]

[c5ab_toggle title=”Vantagens para o reparador” icon=”fa fa-chevron-down” ]

O aplicativo é uma forma de ajudar o reparador a orientar o seu cliente a saber quais itens precisam ser checados, lembrando que é uma ferramenta para que o reparador consiga  mostrar os benefícios da manutenção preventiva. “O reparador pode indicar como um check-list para o seu cliente”, revela Mufarej.

Além disso, quando o dono do automóvel entende a importância da manutenção preventiva para deixar o veículo em boas condições de uso, o reparador tem um cliente mais consciente e mais receptivo, ao contrário do que acontece quando ele visita a oficina somente quando o automóvel já apresenta o problema.  “Neste caso, o consumidor já chega preocupado e querendo a solução imediata, o que demanda mais cuidado no atendimento porque a experiência para ele não é agradável”, revela Mufarej.

[/c5ab_toggle]

[c5ab_toggle title=”Como participar” icon=”fa fa-chevron-down” ]

Basta baixar o aplicativo disponível para smartphones (IOS e Android) ou utilizar o site www.carro100.com.br, utilizar e indicar para os seus clientes por meio de e-mail marketing ou indicando quando ele vai à oficina. É importante destacar que o programa Caro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% / é uma iniciativa do GMA para todo o setor da reposição automotiva e prestação de serviço para sociedade que necessita de informações sobre os cuidados necessários com o carro.  É um guia personalizado que ele pode atualizar a qualquer hora e o histórico pode ser repassado para o futuro proprietário, quando o automóvel for vendido.  O sistema calcula as revisões de acordo com a quilometragem média mensal e as orientações técnicas constantes nas normas ABNT

[/c5ab_toggle]

 

Estímulo à manutenção preventiva

O motorista muitas vezes não cuida do automóvel de forma preventiva por falta de conhecimento. Por isso, é o reparador que está em contato direto com o cliente que tem a chance de mostrar os benefícios desta prática. No Brasil, a tendência é que o consumidor deixe de fazer as revisões periódicas quando o automóvel sai da garantia de fábrica. Com o aplicativo, esse hábito pode começar a mudar, uma vez que é possível fazer um check-up virtual para avaliar vários itens.

É importante que o consumidor tenha ciência dos benefícios de cuidar do automóvel:

  • Melhoria da segurança no trânsito
  • Melhoria da qualidade do ar
  • Maior segurança para ele e sua família, evitando panes em locais perigosos
  • Maior economia de combustível, economizando dinheiro
  • Menor despesa, pois a manutenção preventiva é mais econômica do que a manutenção corretiva
  • Valorização do seu patrimônio
  • Respeito ao pedestre e ao patrimônio público
  • Maior conforto e tranquilidade

Dados da frota 

O estudo do Sindipeças indica que existem em circulação no Brasil mais de 41,5 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves e caminhões e ônibus. Cerca de 82% possuem idade até 15 anos sendo que 41% têm entre 6 e 15 anos de idade, um universo que frequenta as oficinas independentes. O mercado de reposição atende a frota circulante que já não utiliza a garantia de fábrica e, com o aumento nas vendas de automóveis novos nos últimos anos, o volume de automóveis que se utiliza deste mercado cresce a cada dia nas oficinas.

Quem é o GMA

O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva reúne as entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios).

Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% –  Criado em 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, o Programa Carro 100%/ Caminhão 100%/ Moto 100% que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo para garantir mais segurança no trânsito, redução de emissão de poluentes e consumo de combustível. O programa consiste em diversas ações para sensibilizar o proprietário do veículo, divulgação na imprensa com dicas de manutenção e conteúdo e informação sobre orientação para o motorista, além de avaliações gratuitas.

Post anteriores

Capacitação Empresarial

Próximo post

Unidade móvel do Sebrae-SP

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *