Manutenção preventiva

Os consumidores muitas vezes não realizam a manutenção preventiva e periódica por falta de conhecimento.

Conheça os pontos importantes que você deve saber:

• Melhoria da segurança no trânsito
• Melhoria da qualidade do ar
• Maior segurança para ele e sua família, evitando panes em locais perigosos
• Maior economia de combustível, economizando dinheiro
• Menor despesa, pois a manutenção preventiva é mais econômica do que a manutenção corretiva
• Valorização do seu patrimônio
• Respeito ao pedestre e ao patrimônio público
• Maior conforto e tranquilidade

Como escolher uma oficina

Muitos consumidores têm receio de levar o seu veículo para realizar sua manutenção, pois ficam preocupados imaginando que não conseguirão se comunicar com profissionais automotivos, mas talvez com aventureiros, e assim ficando com receio que seu veículo não receba a merecida atenção.

Felizmente comunicamos a vocês consumidores, que a rede de oficinas membros do SINDIREPA também estão preocupadas com tudo isto! As oficinas por terem uma formação muito técnica acabam encontrando dificuldade em se comunicar com os consumidores em uma linguagem mais acessível, mas com os veículos se tornando cada vez mais complexos, a necessidade de uma comunicação clara, se torna muito importante.

O Brasil disponibiliza hoje várias Normas Técnicas de serviços automotivos da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que transmitem mais tranquilidade aos consumidores e maior segurança aos profissionais automotivos.

Outro ponto importante é que os consumidores podem contar com uma central de atendimento no SINDIREPA para uma intermediação prévia quando necessário.

O SINDIREPA conta com uma rede de associados devidamente formalizados junto a instituição, acompanhando as transformações do mercado, se atualizando constantemente e capacitando seus profissionais.

O que o consumidor deve fazer antes de levar o seu veículo para manutenção

Procure priorizar a manutenção preventiva…

Procure priorizar a manutenção preventiva pois ela representa segurança para você e sua família, além de economia para seu bolso, assim a sua oficina de confiança poderá seguir a orientação do manual do veículo para checar os itens em função de quilometragem ou condições de rodagem;

No caso de uma manutenção corretiva…

No caso de uma manutenção corretiva, Invista alguns minutos para fazer uma relação com suas próprias palavras do que seu veículo está fazendo ou deixando de fazer, anotando todos os detalhes, assim como em uma consulta médica onde você relata o que está sentindo ao seu médico. Seu veículo está fazendo um barulho? Descreva o tipo de barulho. De onde o barulho parece ser proveniente? Você está sentindo o carro lento? Descreva quando acontece e com que frequência acontece e sob que condições acontece. Anote tudo, evidentemente, não faça isso enquanto você está dirigindo o veículo;

Tendo suas anotações em mãos…

Tendo suas anotações em mãos, agende uma visita na sua oficina de confiança, lembrando de verificar se ela é membro do SINDIREPA, o que lhe Estando na oficina, ela deverá escutar seus apontamentos e realizará um diagnóstico mais preciso para então lhe passar um orçamento do preço do serviço, da necessidade ou não de substituição de componentes, do tempo a ser realizado e demais procedimentos como exemplo o descarte de resíduos gerados;

A oficina cadastrará os seus dados e do veículo…

A oficina cadastrará os seus dados e do veículo e enviará o orçamento com as explicações das causas, recomendações de serviço, necessidade ou não de substituição de algum componente, tempo para realizar;

Após sanadas todas as suas dúvidas…

Após sanadas todas as suas dúvidas e estando de acordo e aprovando o orçamento apresentado, a oficina iniciará os serviços;

Após a realização do serviço…

Após a realização do serviço e entrega do veículo, a oficina disponibilizará as garantias legais obrigatórias e dos componentes eventualmente substituídos.

 

A importância da origem e procedência da autopeça

A Autopeça é um dos elementos principais da manutenção dos veículos juntamente com a qualificação da mão-de-obra.

A Norma Técnica ABNT NBR 15.296 estabelece o vocabulário das autopeças da seguinte forma:

Peça de produção
original
Peça de reposição
original
Peça de
reposição
Peça
remanufaturada
Peça
recondicionada
Peça
recuperada

O Governo Federal através do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia estabeleceu a exigência de certificação obrigatória em diversas autopeças com o objetivo de proteger a saúde, segurança e meio ambiente.

Tendo a segurança dos consumidores como eixo central da preocupação da rede de oficinas SINDIREPA, alertamos e recomendamos aos consumidores que evitem a compra direta de autopeças devido a necessidade de conhecimento técnico e competência profissional.

O comércio eletrônico pode aparentemente nos trazer um certo conforto na aquisição de produtos, porém, aqueles de natureza mais técnica e alto risco como é o caso das autopeças devem ser precedidos do acompanhamento de um profissional automotivo, pois o mercado automobilístico é um alvo de autopeças pirateadas, falsas, duvidosas, fruto de cargas roubadas, de veículos roubados e toda espécie de origem e procedência duvidosas que usam os canais digitais como forma de driblar a fiscalização e escoar produtos de contravenção. Caso o consumidor venha a optar pela compra de autopeças no comércio eletrônico, consulte antes sua oficina de confiança.