Notícias e eventos

Curiosidade: tecnologia ajuda a formar mais de 1,4 milhão de motoristas em SP, RJ e MG

Número refere-se aos condutores habilitados após a implantação das aulas no simulador de direção veicular

Formação adequada, tendo ferramentas tecnológicas e trilhas de aprendizagem com foco na verdadeira preparação para a realidade das ruas. São esses alguns dos pontos a serem observados para aqueles que pretendem dirigir pelas cidades da região sudeste do Brasil. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), mais de uma morte por hora é registrada em ocorrências de trânsito nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A pesquisa do ONSV baseia-se nas informações do Ministério da Saúde no ano de 2015, quando 12.908 pessoas perderam a vida nessas localidades, sendo mais de 35 por dia.

Na tentativa de reduzir essa estatística e melhorar a formação do condutor, a tecnologia vem sendo o caminho. Possibilitar que o candidato a motorista vivencie situações extremas ao volante, como dirigir em dias de chuva forte e neblina, por exemplo, é a colaboração que o simulador de direção veicular traz ao processo, conforme destaca a especialista em segurança e educação no trânsito, Roberta Torres. “É o caminho para contar com condutores mais capacitados e, consequentemente, reduzir os indicadores da violência no trânsito”.

No sudeste, por exemplo, mais de 1,4 milhão de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já passaram pelo simulador, sendo aplicadas cerca de 8 milhões de aulas. As informações são da ProSimulador, uma das empresas desenvolvedoras da ferramenta no país. Ainda segundo a companhia, são 728 municípios atendidos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, contabilizando mais de 2,5 mil equipamentos instalados.

Além disso, há 86 centros de compartilhamento, nos quais um mesmo simulador está à disposição de candidatos de diferentes CFCs. Essa é a uma maneira de viabilizar o atendimento ao público por parte dos estabelecimentos menores. Em Minas Gerais, há 39 desses pontos de compartilhamento, enquanto outros 47 estão instalados no Rio de Janeiro.

Sobre a ProSimulador

A ProSimulador faz parte do Grupo Tecnowise, que atua há 30 anos no mercado de tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento de soluções para os segmentos de trânsito, veículos, simulação e mobilidade humana, e é responsável pela produção de equipamentos de simulação, como os simuladores de direção veicular. A empresa integra a Associação Nacional de Fabricantes de Simuladores Profissionais (ANFASP) e é apoiadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – programa do Governo do Estado de São Paulo que busca reduzir pela metade o número de vítimas nos acidentes de trânsito no estado até 2020 – e do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Post anteriores

Aumento no consumo e inflação menor contribuíram para geração de empregos, diz economista

Próximo post

Telemetria em frotas