Notícias e eventos

IQA lança PSCR, evolução do treinamento para Gestores de Segurança do Produto

Curso orienta para múltiplas tarefas de profissionais da área, que atuam em toda a cadeia de fornecimento, do projeto à fabricação

Toda organização precisa garantir a segurança e a conformidade dos produtos fabricados. Orientar para múltiplas tarefas de profissionais da área, que atuam na cadeia de fornecimento da indústria automotiva, é o principal objetivo do treinamento Gestor de Segurança e Conformidade do Produto (PSCR), que será lançado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) no início do próximo semestre e substituirá o treinamento Gestor de Segurança do Produto (PSB).

Além de oferecer o treinamento completo, que tem duração de 16 horas, o Instituto irá disponibilizar uma atualização, com metade da carga horária, para profissionais que fizeram a capacitação Gestor de Segurança do Produto (PSB), desenvolvida pela VDA-QMC (sigla em alemão para Associação da Indústria Automotiva – Centro de Gestão da Qualidade).

Requisito da Volkswagen para os fornecedores, o novo curso fornece conhecimento especializado sobre as responsabilidades dos gestores da área. “Os profissionais são orientados a observar os requisitos legais de integridade do produto conforme a região, além de cumprir as expectativas de segurança do público em geral”, explica Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

Direcionado a executivos e representantes da área, o treinamento completo está organizado em cinco módulos: 1) Introdução – Recuperação da Situação na Indústria Automotiva; 2) Organização da Integridade do Produto; 3) Integridade do Produto durante o Ciclo de Vida; 4) Ações Recomendadas para Não Conformidades de Produto; 5) Exemplos de Ferramentas e Métodos.

NOVO MANUAL – A capacitação é baseada no manual VDA – Integridade do Produto: Ações Recomendadas para Organizações em Relação à Segurança e Conformidade do Produto que também será lançado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). O objetivo da publicação é ampliar a compreensão sobre a segurança e a conformidade do produto, com a intenção de prevenir ou reduzir sistematicamente os riscos relacionados à integridade do produto em toda cadeia de surprimentos.

A partir de informações detalhadas e exemplos práticos, o manual mostra como as organizações podem desenvolver medidas preventivas em relação a processos, métodos e ferramentas internas, com o objetivo de garantir a integridade do produto. “Um produto que é fornecido ao mercado não pode comprometer a saúde e a segurança de qualquer pessoa durante o uso”, afirma Lopes.

Mais informações sobre o treinamento e o manual podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail (treinamentos@iqa.org.br).

Post anteriores

Caravanas garantem forte presença do varejo e da reparação automotiva na Automec 2019

Próximo post

Canal 100% Motor mostra soluções da Rede Euro Repar na Automec 2019