Capacitação empresarial

É mandatório que as oficinas tenham formação empresarial com amplo conhecimento em finanças, marketing, recursos humanos e uma gestão total em qualidade para se manterem competitivos no mercado.

O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, criada em 1972, que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo.

Encontre abaixo um escritório regional do SEBRAE SP e participe de grupos de empresários de oficinas em projetos alinhados com a política setorial desenvolvida junto com o SINDIREPA SP.

 

Encontre um escritório de capacitação no mapa

• Certificação da qualidade da oficina

A qualidade é o investimento mais valioso que a oficina pode fazer, pois além de garantir o controle total de sua oficina, possibilitará a tomada de decisões mais assertivas com uma rela redução de custos e consequentemente maior lucratividade e melhoria contínua de seu processo, além é claro de uma credencial exclusiva para trabalhar a imagem de sua oficina junto ao mercado.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades.

Conheça os benefícios de um programa da qualidade na sua oficina e solicite uma auditoria para avaliar a situação de sua oficina:



Aprimoramento
e melhoria contínua
dos processos


Aumento da
satisfação dos clientes



Redução de custos
e diminuição
de desperdícios


Ampliação das
possibilidades de
permanência no mercado


Maior interação
e comprometimento
das equipes


Digitalização
.
.
.


Organização
gerencial
.
.


Gestão de
vendas
.
.

www.iqa.org.br

• Informação técnica

 As informações técnicas são de extrema valia para a realização correta da manutenção e reparação dos veículos, mas precisamos ter todo o cuidado com a democratização das informações que foram despejadas pelos canais digitais , pois hoje o filtro das informações vale ainda mais para as oficinas, onde o tempo, que é vendido pelas oficinas se traduz em produtividade e o retrabalho em função de uma informação não oficial pode significar prejuízo.

Consulte por telefone ou e-mail a central de informações técnicas:

 

   11 3707-4462

cdi1@sindirepa-sp.org.br

cdi2@sindirepa-sp.org.br

• Normas Técnicas

As Normas técnicas são documentos estabelecidos por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

www.abnt.org.br

• Conheça os benefícios da utilização de normas técnicas:

Conheça as Normas técnicas de serviços automotivos:

• Organização do mercado;
• Constituição de uma linguagem única entre produtor e consumidor;
• Qualidade de produtos e serviços
• Orientar as concorrências públicas;
• Aumento da produtividade, com consequente redução dos custos de produtos e serviços
• Melhoria de processo;
• Economia;
• Clareza nas garantias dos serviços;
• Oportunidade de inserir a Norma técnica utilizada na Nota Fiscal de serviços

Conheça as Normas técnicas de serviços automotivos:

O que é normalização?

Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem, em um dado contexto.

Quais são os benefícios da normalização?

A normalização ajuda a:
· Organização do mercado;
· Constituição de uma linguagem única entre produtor e consumidor;
· Qualidade de produtos e serviços melhorar;
· Orientar as concorrências públicas;
· Produtividade aumentar, com conseqüente redução dos custos de produtos e serviços, a contribuição para o aumento da economia do país e o desenvolvimento da tecnologia nacional.

Quais são os objetivos da normalização?

· Comunicação: Proporciona os meios necessários para a troca adequada de informações entre clientes e fornecedores, com vista a assegurar a confiança e um entendimento comum nas relações comerciais;
· Simplificação: Reduz as variedades de produtos e de procedimentos, de modo a simplificar o relacionamento entre produtor e consumidor;
· Proteção ao Consumidor: Define os requisitos que permitam aferir a qualidade dos produtos e serviços;
· Segurança: Estabelece requisitos técnicos destinados a assegurar a proteção da vida humana, da saúde e do meio ambiente;
· Economia: Diminui o custo de produtos e serviços mediante a sistematização, racionalização e ordenação dos processos e das atividades produtivas, com a conseqüente economia para fornecedores e clientes;
· Eliminação de barreiras: Evita a existência de regulamentos conflitantes, sobre produtos e serviços, em diferentes países, de forma a facilitar o intermédio comercial.

O que é uma norma?

Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.


————————————————————————–

• Capacitação técnica do profissional

A capacitação técnica do profissional é vital para a correta manutenção e reparação dos veículos, o que demanda muita atenção para uma programação anual de cursos.

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma instituição privada de interesse público, sem fins lucrativos criada em 1942 para atender a formação e aperfeiçoamento de profissionais da indústria, entre elas, da indústria da reparação de veículos.

Encontre abaixo uma escola do SENAI SP e busque o curso mais adequado para a sua atividade, valendo destacar que a rede de oficinas SINDIREPA possuem descontos de 15%.


• Certificação de competência do profissional

Cada vez mais estamos deparando com a evolução tecnológica nos veículos automotores e para isto a capacitação técnica do profissional é de extrema importância nas oficinas, mas também temos que criar um ambiente constante de estímulo para o crescimento e reconhecimento profissional, além de credenciais que levem tranquilidade aos consumidores.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades.

Em 2021 estará sendo disponibilizado o teste de certificação por competência aos profissionais automotivos, onde seus conhecimentos poderão ser avaliados e assim ajuda-los a buscar os cursos adequados aos temas com deficiências encontradas e assim colaborar com as oficinas na construção de uma programação de cursos mais orientada, além de apresentar novas credenciais aos consumidores e se destacando no mercado.

Aguarde, em breve!