Notícias - ConsumidorNotícias - Oficina

Reparação de veículos é um dos serviços em alta na cidade de São Paulo

Pesquisa do IBGE revela que setor é um dos que mais contribuiu para o aquecimento da

economia paulistana e, é uma boa alternativa para quem deseja empreender. 

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizou recentemente um levantamento a pedido do SPTV, telejornal local da TV Globo, que aponta a importância dos serviços na economia da cidade de São Paulo, a mais rica do País. Segundo divulgado, o setor de serviços é o que mais movimenta a economia local. São Paulo produziu 15% do total nacional de serviços.

De acordo com a pesquisa, ao lado dos serviços de transporte, armazenamento, moradia e comércio, a reparação de autos e motos contribuiu para o aumento significativo do PIB paulista em 2019. Com o aumento na frota de seminovos, os serviços nas oficinas mantiveram-se aquecidos e promissores para aqueles que desejam investir em um negócio próprio.

O mercado de reparação de veículos no Brasil reúne 121.317 empresas desse total, 60% dizem respeito a oficinas de reparação mecânica (72.790 oficinas), 15% se dedicam a reparos de colisão (18.197 reparadoras) e 25% (30.329 empresas) se dedicam a outras atividades relacionadas à manutenção da frota de veículos.

Considerando que 20% das oficinas de colisão (ou 3.639 empresas) prestam serviços de reparos mecânicos para a linha leve, podemos afirmar que do total de 121.317 estabelecimentos existem 76.429 dedicados à reparação mecânica de automóveis e comerciais leves. Neste contingente, há, ainda, um total de 5.091 concessionárias no país, número muito inferior ao das oficinas independentes. 

 

 

Post anteriores

Novo pneu Goodyear Assurance MaxLife roda até 5 mil km a mais

Próximo post

Do mundo T ao Mustang Mach-E: A histório dos Carros Elétricos da Ford