Notícias e eventos

UFI MULTITUBE: revolução na filtragem do ar

  • Maior potência: até 4% a mais
  • Redução de emissões
  • Flexibilidade geomêtrica e remodelação do design do filtro: ocupa até 50% menos espaço
  • Filtragem profunda: graças a media inovadora patenteada do Grupo UFI Filters.

São Paulo, 23 April 2019 – Com exibição na  Automec 2019, UFI Filters, líder em tecnologia de filtragem e gerenciamento térmico, apresenta tecnologia revolucinária na filtragem do ar do motor: UFI MULTITUBE. Este sistema patenteado destaca-se pela sua estrutura tubular, que substitui o tradicional filtro do painel, garantindo maior desempenho de filtragem e maior potência do motor em um espaço reduzido.

UFI MULTITUBE introduz tecnologia de ponta no Mercado de equipamentos originais, primeiro para o Porsche GT2RS e, em breve, para outras aplicações de alto volume, tanto italianas quanto internacionais. A tecnologia deve se espalhar rapidamente por todo o mercado de OEM, seguida pelo mercado de reposição.

O que torna a tecnologia de filtragem revolucionária é a flexibilidade geométrica específica do cartucho UFI MULTITUBE, cuja estrutura permite que os tubos sejam posicionados em paralelo, série ou de acordo com diferentes geometrias, além de diferentes diâmetros e comprimentos, de acordo com os requisitos de espaço do motor. A nova tecnologia do Grupo UFI oferece modularidade e um design flexível para atender às necessidades específicas dos fabricantes de automóveis, adaptando-se ao modelo do veículo e otimizando o espaço dentro do compartimento do motor.

Os recursos inovadores do UFI MULTITUBE, também incluem a reformulação do filtro. Apesar de manter o desempenho da filtragem  significativamente – mais de 99,5% – em um espaço mais confinado, a empresa reduziu o volume em até 50% em comparação com um filtro de painel tradicional. Isto é particulamente vantajoso para carros híbridos, onde o espaço no compartimento do motor é especialmente limitado devido a presença de um dispositivo elétrico em adição ao sistema mecânico.

Graças à sua estrutura geométrica o UFI MULTITUBE oferece melhor dinâmica de fluidos, garantindo fluxo linear em termos de passagem do ar. Isso reduz a resistência e minimiza a perda de pressão e energia, garantindo a disponibilidade de potência extra, minimizando simultaneamente as emissões nocivas e o consumo de combustível. Testes realizados em laboratório externo em um Audi 1.4 TFSI confirmam um aumento na potência em até 4% em relação à saída do ar padrão, desempenho máximo que excede o do tipo do painel tradicional.

Este é o resultado de um novo conceito em filtragem profunda onde o fluxo do ar passa do exterior para o interior através da estrutura que compreende um ou mais tubos,

Outra característica revolucionária do UFI MULTITUBE envolve os materiais específicos do cartucho de media filtragem profunda, que é composto de fibras hidrofóbicas puras que mantêm toda a funcionalidade durante todo o ciclo de vida do produto, contrastando com os produtos tradicionais em celulose plissada têm capacidade de filtragem significativamente reduzidas. Isso se deve a deformação de materiais que, com a inevitável absorção de umidade, causam perda de pressão do fluxo do ar, o que por sua vez, afeta negativamente a potência do motor.

Luca Betti, Diretor da Unidade de Negócios do Aftermarket do Grupo UFI Filters afirma:: “UFI MULTITUBE representa um marco no mundo da tecnologia de filtragem. Graças à sua modularidade, pode adaptar-se às diferentes necessidades dos fabricantes de automóveis, tanto para motores tradicionais como também para oferecer muitos desenvolvimentos possíveis para aplicações híbridas. Trata-se de uma inovação de ponta que oferecerá ao mercado de reposição a exclusividade de um produto patenteado, a qualidade e o desempenho exclusivo de um sistema que somente a UFI Filters pode fornecer e também um produto fácil de substituir graças ao acoplamento de liberação rápida da caixa do ar.

 

Sobre UFI Filters

Fundada em 1971, UFI Filters é líder global em tecnologia de filtragem, atende a uma ampla gama de setores de aplicações como: automotivo, aeroespacial, marítimo e outras aplicações especiais em hidráulico industrial e customizado. Reconhecida por sua inovação, os produtos e o know-how da UFI Filters podem ser encontrados em todos os tipos de veículos desde carros de corrida da Ferrari e outras escuderias da F1 até a espaçonave europeia ExoMars.

A UFI fornece uma gama completa de filtros do óleo, combustível, ar, cabine, hidráulico e refrigeração para o setor automotivo, atendendo às necessidades de quase todas as montadoras de veículos de passeio, comerciais, linha pesada e maquinário agrícola. No mercado de produto original, é um importante fornecedor de filtros de óleo e líder mundial em filtragem de diesel. Com as duas marcas, UFI e SOFIMA, cadao família de filtros cobrem ao menos 96% da frota européia.

Uma das primeiras empresas italianas a identificar oportunidades de crescimento no Extremo Oriente, hoje a UFI possui 16 fábricas, 54 escritórios comerciais e mais de 4.000 colaboradores em 16 países, sendo 168 deles, engenheiros em Centros de Inovação na Itália, Índia e China e possui 206 patentes internacionais. Nos últimos cinco anos, as vendas da UFI cresceram em média 12% ao ano. Como empresa voltada para a pesquisa, investe mais de 5% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento.

Post anteriores

BorgWarner anuncia ampliação de portfólio na Automec 2019

Próximo post

GT-OIL aposta em inovação e apresenta 12 lançamentos de lubrificantes na AUTOMEC