Lançado o livro “Mecânicos do Brasil” da MobilTM, o projeto foi apoiado pelo Sindirepa SP e Sindirepa Brasil

Projeto idealizado pela Produtora Barro de Chão, com o apoio do Sindirepa SP e Sindirepa Brasil, vai levar exposições itinerantes no Senai e em estações do metrô de São Paulo

Na última terça-feira (15), foi realizado o evento de lançamento do livro “Mecânicos do Brasil”, projeto idealizado pela Produtora Barro de Chão, com o apoio do Sindirepa SP e Sindirepa Brasil, patrocinada pela Mobil(tm) e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura. A obra traz histórias reais de profissionais de todo o Brasil. Foram mais de 70 mecânicos entrevistados nas cinco regiões do país. Além dos personagens, o livro apresenta documentos históricos e inéditos sobre a evolução da profissão, desde as primeiras oficinas até a tecnologia atual. Mais do que contar histórias, o lançamento do livro “Mecânicos do Brasil” é um movimento de valorização

O evento, apresentado pelo jornalista Pedro Trucão, reuniu alguns personagens do livro que contam sobre suas trajetórias inspiradoras, como Agda Oliver, mecânica, empresária e ex-bancária, que buscava um atendimento acessível ao público feminino. A busca resultou em uma próspera ideia de negócio que lhe rendeu prêmios e grande prestígio, a oficina “Meu Mecânico” é a primeira no Brasil voltada para mulheres. Lucas Silva, também esteve no evento. Deficiente visual e um determinado aprendiz de mecânica, que entre desafios, aprimorou habilidades que vão muito além da visão para memorizar desenhos e formatos de peças. Também estiveram presentes Mara Pezzotti, Diretora de marketing da Moove, Mauro Rossi, CEO da Produtora Barro de Chão e Antônio Fiola, Presidente do Sindirepa SP. Também prestigiaram o lançamento, Fábio Rolim – conhecido como Dentinho – piloto e líder da equipe Força & Ação, Ferrugem, mecânico da equipe Mobil(tm) Full Time Sports e responsável pelo carro de Rubens Barrichello na Stock Car, Enzo Morrone Lima, Engenheiro mecânico da Porsche Cup e José Augusto Santos mecânico da equipe Porsche Cup.

Para o setor de reparação de veículos, o lançamento do livro representa o reconhecimento da importância da profissão de mecânico no Brasil, com registros e histórias de empreendedores que se dedicaram à atividade. “Hoje existem no país mais de 121 mil oficinas para atender a frota circulante estimada em mais de 46 milhões de veículos, representando um mercado forte e em constante evolução para acompanhar as inovações da indústria automobilística. Em sua maioria, são empresas que estão há décadas prestando serviço e carregam muitas histórias de famílias, do fundador à segunda e terceira gerações, que agora são retratadas no livro”, revela Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP.

Mauro Rossi, CEO da Produtora Barro de Chão e Idealizador do projeto Mecânicos do Brasil contou que por doze meses a equipe percorreu o Brasil inteiro gravando dezenas de histórias. “É um projeto para valorizar os mecânicos brasileiros. Uma iniciativa que é motivo de orgulho por realizar o primeiro livro que conta a história dos mecânicos no país. São homens e mulheres que desenvolvem um trabalho preponderante para o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou Mauro.

É possível baixar a versão digital do livro, gratuitamente, no link https://mecanicosdobrasil.com.br/. A página também apresenta vídeos e outras informações.

Exposições itinerantes em São Paulo

Além do lançamento do livro “Mecânicos do Brasil”, desde ontem (16) o público em geral terá a oportunidade de ver de perto os materiais coletados para o projeto nas exposições itinerantes, que vão percorrer vários locais da cidade de São Paulo. São fotografias, registros históricos, material audiovisual e textos reflexivos e conceituais, que estarão disponíveis para quem quiser conhecer um pouco mais sobre os mecânicos e o desenvolvimento da profissão no Brasil.

O Senai do Ipiranga é o primeiro local a receber a exposição que vai de 16 de março até 16 de junho.

Em paralelo, sexta-feira, dia 18, a exposição estará na Estação São Paulo Morumbi do metrô. De lá, em abril, os materiais estarão expostos na estação Oscar Freire. Em seguida, no mês de maio, na estação Campo Belo. Depois, no mês de junho, é a vez da Estação AACD-Servidor receber a exposição.

Pesquisar

SIGA-NOS

× Fale conosco