Recolhimento correto de resíduos já é parte da rotina nas empresas de reparação associadas ao Sindirepa-SP

Entidade apoia e incentiva as boas práticas ambientais dentro das oficinas de reparação.

Mais do que nunca questões ligadas ao meio ambiente são preocupações da sociedade em todo o mundo. Empresas, entidades e governantes buscam alternativas para diminuir a emissão de gases nocivos, o desmatamento e, sobretudo soluções para o gerenciamento dos resíduos, visto que a quantidade de lixo que a população produziu, em abril de 2021, ultrapassou a marca de 7,874 bilhões de pessoas e não para de crescer.

Os problemas relacionados ao meio ambiente também batem à porta das oficinas de reparação de veículos. Dentro dessas empresas, a geração de resíduos não recicláveis que precisam de um destino especial é uma realidade. A coleta correta, inclusive prevista por lei, deve ser uma prática cotidiana e compartilhada por todos os colaboradores. Ter um certificado de Responsabilidade Ambiental, além de ser um diferencial para a empresa é a marca que se enquadrou na legislação vigente e está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mas, como nem sempre é fácil cuidar do descarte e destinação corretos dos resíduos sólidos produzidos diariamente, existem empresas para assessorar os mecânicos a adotarem os protocolos corretos. A fim de auxiliar os associados na gestão dos resíduos, o Sindirepa-SP tem trabalhado em diversas parcerias com empresas especialistas em logística reversa para as oficinas de reparação.

A Ecopalace, por exemplo, cuida de todo o processo e garante essa certificação juntoàs oficinas. Há dez anos a empresa é especialista na captação, separação e destinação de resíduos e sucatas – não perigosos (aço, alumínio, baterias) – voltada exclusivamente para o segmento de mecânicas. Ao destinar de forma correta todo o material coletado, a empresa viabiliza a adequação das oficinas à legislação ambiental.  Para isso, possui uma frota preparada para coleta de diferentes tipos e volumes de resíduos, além de funcionários especializados no tratamento de diferentes materiais.

A Lwart, especializada na coleta de óleo usado, conta com mais de 17 pontos de coletas espalhados por todo o País.  A empresa garante aos seus clientes o destino correto dos resíduos, além de promover o rerrefino do produto. Para as empresas de reparação, os serviços da Lwart facilitam toda a logística já que a empresa possuifrota própria e profissionais especializados para a coleta dos resíduos nas empresas.

A Ambipar também especializada em projetos de gestão ambiental oferece aos associados do Sindirepa-SP a coleta e transporte de resíduos como panos e estopas contaminadas, embalagens de lubrificantes, filtros de óleo, EPIs contaminados e peças automotivas. A empresa ainda conta com tecnologia para reciclagem e tratamento de resíduos sólidos.

A Solix também faz a coleta de resíduos classe 1(contaminados)e há 15 anos entrega para os clientes planos completos e personalizados de gerenciamento desses resíduos, evitando preocupações com fiscalização e multas.

Além das parcerias com empresas de logística reversa e gerenciamento de resíduos, o Sindirepa-SP tem atuado fortemente na conscientização de seus associados para importância da coleta e destino correto de resíduos como forma de adequação à legislação vigente e preservação da saúde de todos e do meio ambiente.

Um exemplo de gestão consciente dos resíduos está na Auto Mecânica Scopino, desde a fundação da oficina há 50 anos, é feita a separação do lixo. O proprietário, Pedro Luiz Scopino, explica que existem diferentes contêineres para cada tipo de resíduo produzido: produtos recicláveis, recicláveis perigosos, lixo orgânico. “Ainda adaptamos uma caixa d´água para armazenar o óleo que vendemos para empresas coletoras”, conta.

Consciente da importância do tratamento e destino correto dos resíduos produzidos na oficina, Scopino conta com a colaboração de toda a equipe e de empresas para fazer a retirada do lixo. Além disso, transformou a empresa em um ponto coletor de lixo reciclável para a comunidade. “Na empresa, mantemos um contêiner em que moradores do bairro depositam os produtos reciclados. Dessa maneira, promovemos um serviço social de muita importância”, conclui.

Pesquisar

SIGA-NOS

× Fale conosco