Pular para o conteúdo

Sindirepa-SP e Schaeffler se manifestam sobre polêmica matéria de Boris Feldman que condena a troca simultânea do tensor do rolamento da correia dentada

O Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, vem a público esclarecer a informação equivocada veiculada no canal do Auto Papo sobre troca de tensor quando junto com a correia dentada que, segundo o apresentador Boris Feldman, é uma prática indevida, contrariando a norma de serviço ABNT NR 15759: 2011.

A matéria, veiculada no canal, no dia 21 de agosto de 2021, traz à tona, novamente, esta questão, após uma década que o apresentador abordou o mesmo ponto de vista, colocando os reparadores, novamente, em uma condição delicada, equivocadamente, para criar polêmica e dar a impressão que o serviço da troca da correia dentada e do tensor ao mesmo tempo é uma prática realizada para tirar vantagem do consumidor, o que não é verídico.

Desta vez, nesta abordagem, para piorar a situação, Boris envolveu a fabricante Schaeffler para dar sustentação ao seu discurso altamente inflamado e polêmico, colocando uma informação distorcida em seu portal. Também frisou que os problemas gerados no rolamento do tensor da correia são provocados pelo ajuste irregular quando é feita a sua montagem.

A Schaeffler, por sua vez, se manifestou com um comunicado posterior à veiculação da matéria no site Auto Papo, destacando o seu posicionamento em carta de retratação publicada no portal que também foi amplamente divulgada no mercado.

No comunicado, a fabricante das marcas de rolamentos INA e FAG faz questão de ressaltar que reconhece a importância e a seriedade do trabalho desempenhado pelos reparadores e que qualquer menção, sugestão ou indução de modo a desqualificar o trabalho dos profissionais não condiz, de forma alguma, com o posicionamento da marca.

Em outro trecho, a empresa destaca a seguinte informação: “Importante ressaltar que a vida útil está relacionada às condições de uso, quais sejam, variáveis como o meio de operação (condições do ambiente), uso severo como reboque ou trânsito intenso, além das próprias condições de manutenção do veículo em geral. Alinha-se a isso a necessidade de análise de cada profissional reparador em relação à manutenção preventiva recomendada para cada um de seus clientes. Quanto aos rolamentos, como são componentes dos tensores, o que dita no momento da substituição é a análise do conjunto completo do tensor e não apenas o componente”.

Quanto a problemas no tensora empresa discorre: “Uma possível falha considerada prematura em um tensor pode ser originada por diferentes variáveis, tais como: condições de operação, contaminação pelo ambiente e também pela condição geral de manutenção do veículo, portanto não é só a quilometragem rodada que deve ser observada, lembrando também que o veículo mesmo parado no trânsito e o motor em operação os sistemas estão sendo exigidos, como por ajustes quando esses são necessários. Uma vez identificado o componente avariado, a necessidade da substituição de outros itens periféricos do sistema será indicada pelo profissional reparador, visando uma manutenção preventiva e segura para o cliente. Para as questões relacionadas ao ajuste do sistema de tensionamento ou qualquer outra associada aos produtos da Schaeffler e em casos de dúvidas estas podem ser sanadas via os canais de atendimento da Schaeffler, sendo eles: 0800 011 10 29, sac.br@schaeffler.com, contato direto com os 2 PUBLIC técnicos da Schaeffler, plataforma REPXPERT, e também por meio de visitas técnicas. Além disso, oferecemos os treinamentos técnicos, visando à capacitação constante dos nossos clientes e de toda a rede. Dito isto, com relação à troca de tensor simultânea à correia dentada, a Schaeffler recomenda que seja analisado o manual do fabricante, bem como também sejam verificados os elementos periféricos. Importante ressaltar ainda que além do manual do fabricante, para garantir uma maior eficiência na troca e uma melhor vida útil, é de extrema importância que também sejam checados (i) os manuais de instalação e (ii) a Norma ABNT NBR 15759:2011, suas eventuais atualizações e as demais normas que possam orientar este assunto. Por fim, a Schaeffler reforça que quaisquer matérias publicadas com teores diferentes do descrito neste comunicado, não refletem o posicionamento da Schaeffler Brasil Ltda e devem ser interpretadas exclusivamente como do ponto de vista/opinião pessoal do próprio redator.”

Para acessar a íntegra da matéria e do comunicado de retratação, acesse o link:

https://autopapo.uol.com.br/noticia/fabricante-confirma-troca-de-rolamento-correia-dentada-picaretagem/.

No site do Sindirepa-SP, wwww.portaldareparacao.com.br, também está disponível a carta da Schaeffler.

Em nome do setor de reparação de veículos, o Sindirepa-SP lamenta que situações como esta que acabam prejudicando a imagem dos profissionais desnecessariamente, além de prejudicar empresas idôneas e que buscam garantir serviços de qualidade aos seus clientes e geram…  mil empregos.

Pesquisar

Search
vulkan vegas, vulkan casino, vulkan vegas casino, vulkan vegas login, vulkan vegas deutschland, vulkan vegas bonus code, vulkan vegas promo code, vulkan vegas österreich, vulkan vegas erfahrung, vulkan vegas bonus code 50 freispiele, 1win, 1 win, 1win az, 1win giriş, 1win aviator, 1 win az, 1win azerbaycan, 1win yukle, pin up, pinup, pin up casino, pin-up, pinup az, pin-up casino giriş, pin-up casino, pin-up kazino, pin up azerbaycan, pin up az, mostbet, mostbet uz, mostbet skachat, mostbet apk, mostbet uz kirish, mostbet online, mostbet casino, mostbet o'ynash, mostbet uz online, most bet, mostbet, mostbet az, mostbet giriş, mostbet yukle, mostbet indir, mostbet aviator, mostbet casino, mostbet azerbaycan, mostbet yükle, mostbet qeydiyyat