Mitos e verdades sobre troca de óleo no carro

Motul esclarece as dúvidas mais comuns entre os proprietários, como plano de manutenção, especificação de produto e substituição de filtro

Fundamental para o funcionamento e a durabilidade do motor, o óleo lubrificante tem como principal função reduzir o atrito e, assim, evitar o desgaste das peças. Descuidar da troca de óleo ou usar um produto incorreto tem consequências: redução da vida útil do motor e conserto de valor elevado. Para esclarecer as dúvidas mais comuns entre os motoristas, a Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes de alta tecnologia – aponta o que é mito e o que é verdade na troca de óleo.

1) O motorista deve consultar o manual do veículo.
Verdade.
O primeiro cuidado é consultar o manual, que possui todas as informações sobre o plano de manutenção do veículo, como a indicação dos prazos por tempo e por quilometragem para a correta troca do óleo. “A substituição deve ser realizada de acordo com o prazo que vencer primeiro. Mesmo que o carro tenha rodado pouco, é necessário fazer a troca se o tempo tiver vencido, porque o óleo, que foi usado e contaminado, vai perdendo a capacidade de exercer suas funções e a capacidade de lubrificação do motor”, explica Rafael Recio, gerente de Produto e Suporte Técnico da Motul Brasil da Motul. 

2) O filtro de óleo não precisa ser substituído a cada troca de óleo.
Mito.
Já faz muito tempo que o mito “trocar o filtro de óleo uma vez sim, outra não a cada troca de óleo” foi desmistificado, mas ainda existe em algumas situações. A função do filtro de óleo é reter partículas que poderiam danificar o motor ou acelerar o seu desgaste. Se um filtro velho que não tiver sido trocado falhar ou não conseguir desempenhar sua função de forma perfeita, não terá adiantado de nada a troca do óleo. Na melhor das hipóteses, se o filtro ficar saturado, a válvula de by-pass do filtro se abre e o óleo passa direto por ele sem ser filtrado, ou seja, o filtro passa a não ter função nenhuma. Se essa válvula não funcionar por qualquer motivo, o filtro pode se tornar uma restrição no fluxo de óleo e o motor correrá sério risco de ficar sem lubrificação adequada, o que certamente levaria a uma quebra catastrófica e alto custo de reparo.

Além disso, o custo de um filtro é muito pequeno em uma troca de óleo, e por esse e os outros motivos mencionados, não trocá-lo é um grande perigo.

3) O tipo de uso do carro não interfere no intervalo de troca.
Mito.
Em geral, o manual do veículo possui um plano de manutenção para uso normal e outro para uso severo (baixas rotações, estradas de terra, trajetos curtos com o motor frio) – nesses casos, é comum que as revisões e o intervalo de troca do óleo sejam reduzidos pela metade. “Se o veículo costuma ficar boa parte do tempo preso em congestionamentos, por exemplo, o motorista precisa adotar o plano severo, porque essa condição de uso exige mais dos componentes do carro do que rodando em rotações e velocidades mais constantes”, alerta. 

4) Usar óleo inferior à especificação não prejudica o motor do carro.
Mito.
Um óleo fora da especificação recomendada pode não apresentar a espessura de filme de óleo projetada para aquele motor, além de não cumprir os requisitos de normas determinados pela montadora. Dessa forma, a viscosidade e as normas incorretas podem comprometer a eficiência do motor, aumentar o consumo de combustível e, para piorar, danificar os componentes internos. “Na hora de escolher o óleo, leve em consideração a viscosidade e a norma da montadora. Essas informações são facilmente encontradas no manual do fabricante”, orienta.

5) Misturar diferentes lubrificantes não compromete o resultado.
Depende.
É aconselhado sempre evitar misturar lubrificantes de especificações diferentes, pois o resultado final dessa mistura pode gerar um desempenho que não atende à especificação do motor. Só é aceitável em uma situação de emergência, temporária, para corrigir o nível de óleo muito baixo. Posteriormente, assim que possível, é recomendado que o veículo faça uma parada para uma revisão para checar o motivo do nível de óleo estar baixo.

6) O nível do óleo não interfere no desempenho do motor.
Mito.
Se o veículo rodar com óleo abaixo do nível, a lubrificação ficará comprometida, visto que o pescador de óleo não conseguirá captar o óleo do cárter de maneira satisfatória. Isso pode resultar em muita espuma e baixa pressão de óleo, comprometendo o fluxo e deixando uma boa chance de quebra do motor por falta de lubrificação. Em caso oposto, rodar com lubrificante acima do nível pode causar vazamento pelos respiros. O volume de óleo em excesso simplesmente vai para onde não deveria ir 

Pesquisar

SIGA-NOS

vulkan vegas, vulkan casino, vulkan vegas casino, vulkan vegas login, vulkan vegas deutschland, vulkan vegas bonus code, vulkan vegas promo code, vulkan vegas österreich, vulkan vegas erfahrung, vulkan vegas bonus code 50 freispiele, 1win, 1 win, 1win az, 1win giriş, 1win aviator, 1 win az, 1win azerbaycan, 1win yukle, pin up, pinup, pin up casino, pin-up, pinup az, pin-up casino giriş, pin-up casino, pin-up kazino, pin up azerbaycan, pin up az, mostbet, mostbet uz, mostbet skachat, mostbet apk, mostbet uz kirish, mostbet online, mostbet casino, mostbet o'ynash, mostbet uz online, most bet, mostbet, mostbet az, mostbet giriş, mostbet yukle, mostbet indir, mostbet aviator, mostbet casino, mostbet azerbaycan, mostbet yükle, mostbet qeydiyyat
× Fale conosco