Pular para o conteúdo

ESG começa a impactar os custos do varejo de autopeças

Varejistas de autopeças do Estado de São Paulo entendem a importância da melhoria do meio ambiente, do social e da governança, mas as distorções encontradas na legislação agravam a situação do pequeno varejo

Recentemente, a indústria de autopeças Baterias Moura veiculou notícia em sua mídia eletrônica com o título Moura é a mais nova integrante do Pacto Global da ONU – Investimentos em ações sustentáveis da empresa chegam a cerca de R$ 135 milhões nos últimos anos; Diretor de sustentabilidade da companhia destaca ação como fundamental na jornada de “ser impacto positivo para um mundo melhor”.

Varejistas de autopeças do Estado de São Paulo entendem a importância da melhoria do meio ambiente, do social e da governança, no entanto tais ações não deveriam aumentar a pressão de custos das micro e pequenas empresas, como vamos entender melhor abaixo.

A indústria de baterias automotivas, em atendimento à logística reversa estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305, de 02/08/2010) e mais recentemente, engajando-se na credencial ESG, mecanismo de controles mais severos impulsionados fortemente por mega plataformas de investimentos como forma de minimizar seus riscos, impuseram uma sistemática perversa na comercialização de baterias automotivas, mediante a transferência dos custos de recebimento, armazenagem, logística de devolução e todo arcabouço de manuseio de produto perigoso para os micro e pequenos varejos de autopeças, não atendendo o que a própria legislação determina, que é a responsabilidade compartilhada.

Tais práticas estão tomando uma dimensão que pode ser extremamente prejudicial para todo o canal independente do aftermarket automotivo, pois antes mesmo dessas práticas, as microempresas de reparação de veículos – que estão no elo final desta cadeia de valor, são importantes clientes do varejo de autopeças e as que jogam a embalagem no “lixo” – não encontram apoio das indústrias e nem de seus distribuidores. Ainda assim, as oficinas têm se esforçado para realizar o atendimento da logística reversa, mas estão sendo penalizadas há alguns anos, pois a responsabilidade compartilhada aqui praticamente sumiu, com raras exceções, como é o caso do recolhimento do óleo lubrificante.

Uma das distorções encontradas na legislação – e que agrava a situação do pequeno varejo – é que ela determina que a bateria seja devolvida em peso idêntico ao adquirido junto à distribuidora, no entanto, não é considerada a perda de quilos referente ao uso da vida útil da bateria, furtos ou até mesmo a mudança de amperagem que o cliente deseja.

Todo esse cenário estimula a informalidade do comércio de sucatas e potencializa o roubo, distorcendo totalmente o espírito da lei.

Informações
imprensa@sincopecas.org.br

 

 

 

Pesquisar

Search

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vulkan vegas, vulkan casino, vulkan vegas casino, vulkan vegas login, vulkan vegas deutschland, vulkan vegas bonus code, vulkan vegas promo code, vulkan vegas österreich, vulkan vegas erfahrung, vulkan vegas bonus code 50 freispiele, 1win, 1 win, 1win az, 1win giriş, 1win aviator, 1 win az, 1win azerbaycan, 1win yukle, pin up, pinup, pin up casino, pin-up, pinup az, pin-up casino giriş, pin-up casino, pin-up kazino, pin up azerbaycan, pin up az, mostbet, mostbet uz, mostbet skachat, mostbet apk, mostbet uz kirish, mostbet online, mostbet casino, mostbet o'ynash, mostbet uz online, most bet, mostbet, mostbet az, mostbet giriş, mostbet yukle, mostbet indir, mostbet aviator, mostbet casino, mostbet azerbaycan, mostbet yükle, mostbet qeydiyyat