Associação de oficinas dos Estados Unidos através de divisão de reparos por colisão, testemunha que o acordo com as montadoras garante que as oficinas independentes tenham os dados para serviços e reparos no futuro e Brasil segue a mesma linha de trabalho

O presidente do conselho de administração da Automotive Service Association (ASA), Scott Benavidez, AMAM, testemunhou hoje cedo (setembro) perante o Subcomitê de Inovação, Dados e Comércio do Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos EUA.

Durante a audiência , intitulada “Propostas para Melhorar a Segurança e Transparência dos Produtos para os Americanos”, o Sr. Benavidez explicou como  o acordo que a ASA alcançou com a Aliança para Inovação Automotiva (AAI) e a Sociedade de Especialistas em Reparo de Colisões (SCRS) garante que instalações de reparo independentes continuarão ter acesso às informações necessárias para diagnosticar e reparar problemas nos veículos de seus clientes. Ele comentou em seu  declaração de abertura :

“Embora  hoje os reparadores automotivos tenham acesso aos dados dos veículos necessários para os reparos, nossa indústria tem se preocupado com o caminho a seguir para obter dados sobre os veículos que entram no mercado. As tecnologias de veículos mais recentes, com um número crescente de sensores, apresentarão desafios às nossas oficinas sem acesso a dados de reparação. É por isso que, em julho deste ano, a ASA anunciou orgulhosamente que tinha alcançado um acordo histórico com os fabricantes de automóveis que garante que oficinas independentes possam diagnosticar e reparar os veículos dos seus clientes sem impedimentos da telemática ou de qualquer outra inovação.”

Benavidez também expressou o apreço da ASA pelos congressistas norte-americanos Buddy Carter (R-GA) e Darren Soto (D-FL) formarem e liderarem o bipartidário Vehicle Data Access Caucus, que ajudou a reunir ASA, SCRS e AAI para negociações que resultaram no Acordo de direito de reparo.

O acordo resolve preocupações relativas ao impacto das novas tecnologias no acesso a dados, estabelece um Painel de Acesso a Dados de Veículos e um Grupo de Trabalho de Acesso a Dados para colmatar lacunas no acesso a dados, contabiliza futuras tecnologias de veículos e incentiva a colaboração na formação. Portanto, Benavidez explicou ao comitê que “o acordo alcançado pela ASA com a Aliança para Inovação Automotiva e SCRS anula a necessidade da Lei REPAIR”.

Após a audiência, Benavidez comentou: “Foi uma honra testemunhar hoje perante o Congresso dos EUA. Esta audiência marca a segunda vez neste ano que tive o privilégio de representar a ASA e oficinas independentes em uma audiência no Congresso. Nossos representantes eleitos valorizam a perspectiva da ASA porque nossa associação permite que a ASA fale em nome da indústria como uma voz unida. A ASA prioriza trabalhar para garantir que o governo leve em consideração os interesses dos reparadores independentes ao criar políticas que possam nos impactar.”

A ASA agradece ao Presidente Bilirakis (R-FL) por proporcionar à ASA a oportunidade de compartilhar a perspectiva das oficinas automotivas independentes perante o subcomitê e pelos comentários atenciosos dos membros do subcomitê.

O Brasil tendo o Sindirepa Brasil como membro da Aliança Aftermarket Automotivo Brasil vem trabalhando para encontrar soluções responsáveis diante do Right To Repair, no entanto o Sindirepa já iniciou aliança com a montadora STELLANTIS através da marca JEEP e com a FORD onde a liberação de informações para associados está bem avançada. “O Brasil não pode ficar esperando soluções nos tribunais, precisa ficar atento ao que acontece no dia a dia das oficinas”, diz o conselheiro do Sindirepa Brasil Luiz Sergio Alvarenga

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