Folga interna pode mudar de acordo com a montagem e tipo de aplicação e operação.
Com a função de reduzir o atrito quando as rodas giram devido à sua rotação suave, o rolamento de roda, garantindo movimentos livres, é essencial para o bom desempenho do veículo, além de ser uma questão de segurança no trânsito. Por isso, a NTN Brasil, pertencente ao Grupo NTN, líder mundial da fabricação do componente, recomenda atenção no momento da aplicação do produto. “A folga do rolamento pode afetar o desempenho e a vida útil do componente e provocar desgastes prematuros, superaquecimento e falhas no funcionamento”, ressalta Rafael Braga, técnico da NTN Rolamentos Brasil.
Braga explica que a folga interna pode mudar de acordo com a montagem e tipo de aplicação e operação. “Quando a folga interna está abaixo da ideal, o rolamento pode operar sob alta pré-carga”, afirma. Ele explica que essa condição aumenta o atrito e a temperatura do rolamento, comprometendo o lubrificante, além de reduzir sua vida útil. “Além disso, pode até travar o rolamento. Já se a folga interna estiver acima da ideal, o giro do rolamento será menos acurado, pois há espaço sobrando lá dentro e a aumenta a vibração do movimento, podendo gerar ruído excessivo, além de também diminuir a durabilidade porque menos esferas estarão sob carregamento”, revela.
A orientação é que a folga interna de operação fique próxima ou levemente acima de zero, não esquecendo de considerar ajustes de interferência, temperatura dos anéis e aplicação.
A NTN Rolamentos conta com amplo portfólio de linhas de rolamentos de roda, sensores ABS, kits de rolamentos de roda, rolamentos de cubo de roda, rolamentos linha 6000 e rolamentos de caixa de câmbio e suspensão.
Fonte: Move News