Pular para o conteúdo

Empresa britânica cria um chassi monocoque para construção de superesportivos e carros de competição

Os fabricantes de carros superesportivos e de competição investem centenas de milhões de dólares no desenvolvimento de novos produtos para um público seleto, mas eles não são muitos e não atendem a todos os gostos, afinal, o ser humano sempre busca algo diferente.

Assim, a empresa britânica Dash CAE desenvolveu um chassi do tipo monocoque de fibra de carbono para ser utilizado como plataforma para o desenvolvimento de novos carros para terceiros que não podem pagar ou não tem tecnologia para criar um projeto do zero.

O chassi da Dash CAE é chamado TR01 e foi criado para desenvolver carros de dois lugares, assim como automóveis de competição, podendo assim conectar vários elementos técnicos como motores e periféricos.

Tim Robathan, CEO da Dash CAE, comenta: “Dar vida a um veículo de alto desempenho sob medida ou de baixo volume é uma tarefa monumental. Seja um projeto de automobilismo OEM ou um supercarro de nicho, os desafios de engenharia, fabricação e montagem, bem como os riscos associados, são altos”.

Robathan completa: “Para muitas marcas e visionários, esses obstáculos podem impedir o progresso e a viabilidade do projeto. É por isso que criamos a Dash Bespoke.”

A Dash trabalha com construção de chassis de competição desde 2006 e já contribuiu para projetos da Fórmula 1, MotoGP, IndyCar e outras categorias, mas também desenvolve seu próprio carro para as ruas.

Chamado de “SlipStream”, o carro da Dash terá um motor V8 central construído pela Hartley, fabricante neozelandesa de motores de corrida e sob medida, além de subchassi de fibra de carbono sob medida, um sistema de suspensão de liga leve e amortecedores hidráulicos da Nitron.

Focado em carros superesportivos, a Dash não revela o preço do chassi de fibra de carbono, mas a iniciativa favorece bastante startups que buscam uma plataforma para seus projetos de performance.

Fonte: Autoblog

Pesquisar

Search

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *