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Troca do catalisador no Renault Sandero: procedimento técnico detalhado

Nesta matéria, apresentamos orientações técnicas para identificar falhas e executar a substituição do catalisador em veículos populares de passeio

O Renault Sandero é um dos veículos mais comuns nas oficinas brasileiras, uma vez que foi um carro de alto volume de vendas. Além disso, é um modelo com manutenção acessível e motorizações conhecidas do mecânico. Todavia, com o tempo, o hatch pode apresentar falhas relacionadas ao sistema de exaustão. Entre elas, o mau funcionamento do catalisador é uma ocorrência frequente, especialmente em veículos com alta quilometragem, como é o caso do veículo dessa reportagem que está com 150 mil km. Portanto, saber identificar o momento certo para a substituição e realizar o serviço de forma correta é essencial para preservar o desempenho do motor, evitar falhas no sistema de injeção e garantir o controle de emissões. Em vista disso, a Revista O Mecânico contou com a ajuda da Umicore e da Mastra para fazer o passo a passo completo da troca do catalisador do Renault Sandero 2020 equipado com motor 1.0.

Diagnóstico


O catalisador tem função central no controle de emissões do veículo. Deste modo, quando ocorre falha em sua eficiência, a central eletrônica pode registrar o código P0420, que indica desempenho abaixo do esperado. Também um dos sinais mais comuns é o acendimento da luz de injeção no painel.

Além disso, é possível identificar falhas no catalisador por meio da perda de potência do veículo. Nestes casos, o motorista percebe dificuldade no desenvolvimento normal do motor, especialmente em retomadas ou aceleração. Todavia, o diagnóstico deve ser iniciado com a leitura dos códigos de falha utilizando scanner automotivo. A análise dos parâmetros da sonda lambda e da eficiência do sistema de exaustão ajuda a confirmar a necessidade de substituição do catalisador.

Procedimento técnico


Observação
: antes de iniciar, é necessário garantir o desligamento completo do sistema elétrico do veículo. Além disso, durante a retirada, é importante preservar os conectores e fios do chicote da sonda. O catalisador deve ser removido com cuidado, evitando impactos que possam comprometer
peças adjacentes.

1) O primeiro passo é desconectar a sonda lambda instalada antes do catalisador.

2) Em seguida, deve-se soltar a braçadeira ou os parafusos de fixação entre o catalisador e o restante do sistema de escape, para fazer isso utilize uma chave 13 mm.

3) Retire os parafusos do defletor inferior com a chave de 8 mm.

4) Com a chave de 13 mm, retire o parafuso que fixa o catalisador no bloco do motor.

5) Desconecte o conector da sonda lambda com uma chave de fenda.

6) Retire os parafusos do defletor de calor com uma chave de 8 mm.

7) Retire a sonda lambda primária com chave própria para remoção da sonda lambda.

8) Com uma chave de 10 mm, solte as porcas e os parafusos do catalisador.
Montagem

9) Para facilitar o encaixe do catalisador, solte o suporte inferior com uma chave de 13 mm.

10) Instale a junta do catalisador e, posteriormente, instale o parafuso que fixa o catalisador no suporte do motor.

11) Para a instalação do catalisador, aplique torque entre 25 Nm e 28 Nm.

12) Instale a sonda lambda primária, sempre tomando cuidado para não danificar o fio do componente.

13) Instale o protetor de calor com cuidado para não danificar nenhum componente do motor.
14) Conecte o conector da sonda lambda.

15) Dê o aperto final no suporte que fixa o catalisador no motor com chave de 13 mm.

16) Instale o defletor inferior.

17) Aplique o aperto da abraçadeira do catalisador e do tubo de extensão.

18) Instale a sonda lambda secundária usando uma chave de 13 mm e, por fim, faça o encaixe dos conectores.

Observação: Na instalação do novo catalisador, a junta de vedação deve estar posicionada corretamente para garantir a estanqueidade do sistema. A fixação deve seguir a sequência adequada de aperto dos parafusos. Primeiro os superiores, depois os inferiores, conforme o alinhamento do conjunto. Ademais, é necessário reconectar a sonda lambda e realizar nova varredura com o scanner para verificar a ausência de falhas. A ignição pode ser acionada para monitorar em tempo real os sinais das sondas.

Considerações sobre o Catalisador

O catalisador deve ser substituído por peça com certificação do Inmetro. O uso de componentes não homologados ou a remoção do sistema pode comprometer o desempenho do motor e aumentar o consumo de combustível.

A vida útil de um catalisador de reposição é estimada em 40.000 km. A durabilidade pode ser maior em veículos com manutenção regular, uso de combustível dentro dos padrões e funcionamento adequado do sistema de injeção.

Fonte: O mecânico

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