Processo deve ser feito utilizando o torque recomendado pela montadora
Para ajudar a conservar todo o conjunto, o reaperto dos componentes de suspensão é fundamental, principalmente em veículos usados em condições severas ou após trocas de peças mecânicas. Dessa forma, a revista O Mecânico mostra a importância de realizar o reaperto das peças que compõem o conjunto de suspensão.
Devido ao fato que elementos como bandejas, pivôs, buchas, amortecedores e bieletas estão sujeitos a constantes esforços mecânicos, vibrações e variações térmicas, esses componentes podem afrouxar os parafusos e comprometer a estabilidade do conjunto.
Além disso, o reaperto adequado pode evitar outros problemas, visto que um parafuso de bandeja solto pode comprometer o ângulo de caster ou cambagem, provocando desgaste irregular dos pneus, por exemplo. Também, a especificação de torque incorreta em bieletas da barra estabilizadora pode causar rolagem excessiva da carroceria e ruídos metálicos.
Ademais, quando há a troca de peças do conjunto de suspensão, como buchas e bandejas, o reaperto pode ajudar a evitar folgas e desgaste prematuro.
No reaperto, é essencial a utilização de um torquímetro, para garantir a aplicação exata do torque necessário. Também, é preciso verificar parafusos com rosca desgastada, porcas espanadas ou falta de arruelas, pois esses elementos podem comprometer o aperto mesmo quando o torque correto é aplicado.
Por fim, o reaperto em componentes da suspensão, com o torque especificado pela fabricante do veículo, ajuda não só na dirigibilidade do veículo como também no aumento da vida útil dos componentes do conjunto.
Fonte: O mecânico