Combustão adequada depende da injeção correta de combustível
O comportamento dos injetores de combustível é afetado pelos sinais elétricos que chegam no componente, influenciando o funcionamento do motor. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra como analisar os sinais elétricos dos injetores de combustível que equipam o Chevrolet Vectra 2.0 de 140 cv.
Os valores e formatos de onda apresentados são válidos para os veículos com motor 2.0 X20XEV, da família II da GM e ECU Bosch ME 7.9.9. Esse propulsor, que desenvolvia potência máxima de 140 cv e torque de 19,7 kgfm, equipou a geração “C” do Vectra, de 2009 a 2011.
Para iniciar o diagnóstico, a primeira parte é verificar o valor de tensão do pino 2 do injetor de combustível, que deve ficar próximo de 0,2 V durante a ativação do injetor e 68,3V de autoindução ao final da ativação para um tempo de injeção de 3,5 ms. Esses valores são para o motor aquecido em marcha lenta, abastecido com gasolina.



A segunda parte do teste é feita também com o motor aquecido e abastecido com gasolina, mas na condição de 3000 rpm. Nesse caso, a tensão do pino 2 do injetor de combustível deve ser de 0,2 V durante a ativação, enquanto a corrente ao final do tempo de injeção deve ser de 0,8 A, valores esses para um tempo de injeção de 2,7 ms. Para um tempo de 1,3 ms, os valores são de 0,4 V e 0,3 A, respectivamente.
Fonte: O mecânico