A segunda edição do Congresso da Reparação de Veículos no Brasil, realizado no auditório do 15º andar da FIESP, na Avenida Paulista, no dia 19 de agosto, reuniu mais de 200 participantes, mostrando a força do evento como ponto de encontro da inteligência, da inovação e do futuro da reparação automotiva.
A abertura realizada por Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Brasil destacou como a entidade atua para ser a voz ativa da reparação, trazendo não apenas pautas técnicas, mas também espaço de escuta para os reparadores de todo o Brasil.
Entre os temas apresentados José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM, falou sobre o movimento Right to Repair, para que o consumidor possa reparar o veículo onde deseja e as oficinas não tenham restrições as informações, um problema mundial e que afeta diretamente o setor da reparação de veículos. Gilberto Alves, da GTAwebtax, comentou sobre os impactos da Reforma Tributária, trazendo caminhos para preparar a contabilidade das empresas diante das novas exigências legais.
Falando sobre ferramentas inovadoras Carla Norcia, fundadora da plataforma Vagas Automotivas, apresentou a solução que a plataforma oferece para facilitar e conectar mão de obra qualificada no setor às oficinas em todo o Brasil. Já Elze Neto e Theodoro Prado, da Cilia Tecnologia, mostraram como a Inteligência Artificial e a gestão financeira inteligente já estão transformando o dia a dia das oficinas.
Andrea Chanquini, da Bosch, apontou tendências e soluções para o futuro da reparação, destacando parcerias estratégicas como motor de crescimento das oficinas. O encerramento ficou por conta de Eduardo Neves, da Porto Seguro, que revelou as iniciativas da companhia para construir, junto às oficinas, um ecossistema conectado, eficiente e sustentável.