Pular para o conteúdo

Como fazer a sangria do freio em veículos com e sem ABS? Veja passo a passo

Execução do serviço varia conforme o tipo do freio com ou sem dispositivo antitravamento


A sangria do sistema de freio é um dos procedimentos mais importantes para manter a eficiência da frenagem. Realizada sempre que o fluido de freio é substituído, a sangria remove bolhas de ar e umidade do sistema hidráulico, garantindo que a pressão seja transmitida corretamente e evitando perda de desempenho nas frenagens.

“A sangria assegura que o sistema opere com máxima eficiência, já que qualquer presença de ar compromete a pressão hidráulica e, consequentemente, a resposta do pedal de freio”, destaca Vagner Marchiniak, consultor de marketing de produto da Controil, especialista em componentes para freios hidráulicos.

1. Preparação do sistema
O primeiro passo é verificar as condições do reservatório de fluido de freio. Se houver sujeira ou contaminação, é necessário lavá-lo cuidadosamente, removendo qualquer resíduo, principalmente no interior.

“A manutenção preventiva é essencial. A recomendação é avaliar as condições do fluido pelo menos uma vez por ano para evitar danos aos componentes do sistema de freio”, reforça Marchiniak.

Após a limpeza, o reservatório deve ser reinstalado corretamente antes de prosseguir.

2. Sangria em veículos sem ABS
Nos veículos sem sistema ABS, a sangria deve começar pelas rodas mais distantes do cilindro mestre e seguir em direção às mais próximas. O processo é feito em dupla:

Uma pessoa pressiona o pedal do freio;

A outra abre o parafuso de sangria na pinça ou no cilindro de roda, permitindo que o fluido escorra até que não haja bolhas.

Esse método garante que o ar seja expulso gradualmente sem comprometer as linhas já sangradas.

3. Sangria em veículos com ABS
Nos carros com sistema de freio ABS, o procedimento exige o uso de um scanner automotivo e o seguimento das instruções do fabricante, que podem incluir o acionamento do módulo ABS para liberar o fluido em pontos específicos do sistema.

4. Ordem correta das rodas
A sequência correta , iniciando pelas rodas mais distantes do cilindro mestre, evita que o ar volte a entrar em linhas já purgadas e garante que a pressão hidráulica seja restabelecida de forma uniforme em todo o sistema.

Fonte: O mecânico.

Pesquisar

Search
vulkan vegas, vulkan casino, vulkan vegas casino, vulkan vegas login, vulkan vegas deutschland, vulkan vegas bonus code, vulkan vegas promo code, vulkan vegas österreich, vulkan vegas erfahrung, vulkan vegas bonus code 50 freispiele, 1win, 1 win, 1win az, 1win giriş, 1win aviator, 1 win az, 1win azerbaycan, 1win yukle, pin up, pinup, pin up casino, pin-up, pinup az, pin-up casino giriş, pin-up casino, pin-up kazino, pin up azerbaycan, pin up az, mostbet, mostbet uz, mostbet skachat, mostbet apk, mostbet uz kirish, mostbet online, mostbet casino, mostbet o'ynash, mostbet uz online, most bet, mostbet, mostbet az, mostbet giriş, mostbet yukle, mostbet indir, mostbet aviator, mostbet casino, mostbet azerbaycan, mostbet yükle, mostbet qeydiyyat