Tema foi apontado como maior problema no dia a dia das oficinas

Em uma pesquisa realizada pela revista O Mecânico durante o 8° Congresso Brasileiro do Mecânico, os profissionais da área apontaram que a maior dificuldade no dia a dia é o acesso ao material técnico sobre os veículos e seus procedimentos de manutenção.
Do total de mecânicos no evento, 26% relataram dificuldades de achar informações técnicas. Outro ponto é a falta de peças e ferramentas adequadas (15%), falta de tempo de atender todos os clientes (11%), dificuldade de administrar o negócio (9%), acompanhar as novas tecnologias dos carros (9%) e outros problemas (13%).

Diagnóstico e procedimentos passo a passo são os temas técnicos mais buscados
A pesquisa também revelou que diagnóstico e procedimentos de passo a passo são os temas mais procurados por 39% dos mecânicos entrevistados, seguido de atualizações sobre novas tecnologias (32%), dicas de ferramentas e produtos (16%), gestão de oficinas (6%) e outros temas (7%).

Mecânico já prefere consumir vídeos
Além disso, cerca de 61% dos mecânicos entrevistados preferem consumir conteúdos técnicos assistindo vídeos, enquanto 29% dos profissionais optam por leituras de textos e materiais técnicos. Já 9% dos mecânicos preferem consumir conteúdos técnicos através de ferramentas de chat, enquanto 1% absorve os conteúdos de outra forma.
Outro ponto levantado pela pesquisa foi sobre a confiança em um conteúdo técnico. Para 53% dos entrevistados, eles confiam mais em um conteúdo quando ele vem de uma marca conhecida, enquanto para 21% dos profissionais a indicação de outro mecânico é fundamental. Para 16%, quando o conteúdo tem explicação detalhada existe maior confiança, enquanto para 10% dos mecânicos é fundamental que o vídeo mostre o passo a passo para haver confiabilidade no conteúdo.
IA já está presente no dia a dia das oficinas
Uma situação interessante levantada pela pesquisa foi a utilização de inteligência artificial (IA) por 43% dos entrevistados no dia a dia das oficinas, demonstrando que as novas tecnologias podem ajudar no ramo de manutenção automotiva.
Além disso, quando questionados sobre a possibilidade de utilizarem uma ferramenta de IA para responder dúvidas técnicas, cerca de 86% dos mecânicos disseram que com certeza usariam essa ferramenta caso ela existisse. Também, 11% dos profissionais somente utilizariam o sistema se ele fosse fácil de usar, e apenas 4% ainda prefeririam falar com um técnico. Isso mostra que existe uma demanda por ferramentas que auxiliem com dicas técnicas através de IA no segmento automotivo.
Para acompanhar tudo que aconteceu no 8° Congresso Brasileiro do Mecânico, acesse esse link.
Fonte: O mecânico.