A imprensa dos Estados Unidos valorizando a manutenção de veículos com informações úteis aos consumidores

Você precisa consertar seu carro. Onde você pode obter o máximo de seu dinheiro – revendedor ou oficina?

Aqui está uma olhada nos prós e contras dos departamentos de serviço da concessionária em comparação com as oficinas de reparo locais.

Por Karin Price Mueller

Você precisa de uma substituição de óleo. A rotação do pneu. Novos freios.

Ou talvez seu veículo tenha um mistério elétrico.

Onde você deve ir para o serviço?

Alguns motoristas preferem a concessionária, onde acreditam que terão um serviço melhor, peças melhores e mecânicos mais bem treinados trabalhando em seus carros. Outros juram que os mecânicos locais, dizendo que são mais confiáveis, muito mais baratos e tão talentosos.

Qual é a verdade?

Gastar com reparos e manutenção de veículos é um grande negócio. 

Grande negócio

Vamos começar com o dinheiro.

Quando você soma peças, mão de obra, pneus e vendas faça-você-mesmo, os americanos gastaram US $ 285,8 bilhões em seus veículos em 2017, de acordo com o Auto Care Association  2019 Auto Care Factbook.

Nova Jersey representa 2,6 por cento do total do mercado de reposição automotivo dos EUA, gastando cerca de US $ 7,6 bilhões no ano passado, disse Behzad Rassuli, da Associação de Cuidados Automáticos.

A participação estimada dos revendedores no mercado de reposição de NJ é de 30% ou US $ 2,3 bilhões, enquanto a participação independente estimada é de 70% ou US $ 5,3 bilhões, disse Rassuli.

Portanto, em nosso estado, parece que mais motoristas dirigem-se ao mecânico da vizinhança do que ao concessionário.

Há uma ampla variedade de oficinas que fornecem manutenção e reparos de veículos. 

Suas opções de serviço

Se você não for do tipo “faça você mesmo”, existem três tipos de lugares onde você pode ir para fazer a manutenção do seu carro.

O primeiro é a concessionária. Este é o lugar onde você comprou seu carro – ou em uma concessionária irmã que vende os mesmos modelos.

Depois, há lojas especializadas em automóveis. Estes – como Jiffy Lube, Meineke ou Midas – tendem a se especializar em um serviço de manutenção de automóveis, como silenciosos, mudanças de óleo ou pneus.

E, finalmente, há oficinas de manutenção de bairro. Podem ser garagens independentes ou anexadas a um posto de gasolina. Alguns reparam todos os tipos de carros, enquanto outros se especializam em marcas específicas.

Os mecânicos podem ter o mesmo conhecimento ou habilidade, não importa onde trabalhem.

A mecânica

Você pode presumir que os mecânicos ou técnicos que trabalham em uma concessionária são os mais qualificados e mais bem treinados, mas isso não é necessariamente verdade.

Os revendedores exigem certo treinamento de seus trabalhadores e os mecânicos se tornam especialistas na marca do fabricante. As concessionárias também estão informadas sobre os novos recursos de sua marca e como corrigi-los se algo der errado.

Como muitos mecânicos independentes trabalham em todos os tipos de veículos, é possível que eles não tenham tanto conhecimento sobre o seu carro específico.

Os independentes podem se manter atualizados com as tecnologias mais recentes por meio da certificação do  National Institute for Automotive Service Excellence, comumente chamada de ASE, uma organização sem fins lucrativos que oferece testes e certificações em 50 áreas.

É claro que qualquer mecânico – com treinamento em revendedor ou não – pode ser excelente ou não tão excelente. Pergunte sobre a experiência e o treinamento de qualquer pessoa que possa trabalhar em seu veículo.

Os revendedores normalmente têm despesas gerais mais altas do que as oficinas independentes, e você pagará por isso com preços mais altos. 

O que você está pagando

Embora deseje o melhor serviço possível para o seu carro, pense também no tipo de serviço personalizado que é importante para você.

Os concessionários normalmente cobram uma taxa de trabalho mais alta por seus mecânicos, mas isso não é a única coisa que você está pagando.

Você está pagando pelas despesas gerais do revendedor pelas conveniências que eles desejam oferecer aos clientes.

Pense na recepcionista na porta da frente. O gerente de serviço que faz o check-in. Os assistentes no balcão que operam seu cartão de crédito e devolvem as chaves.

Depois, há confortáveis ​​salas de espera com televisão a cabo, wi-fi grátis, cafeteiras sofisticadas e doces saborosos. Os banheiros limpos e brilhantes.

O empréstimo gratuito de carros ou serviço de transporte para que você não tenha que esperar pelo seu carro enquanto ele está sendo consertado. Uma lavagem de carro grátis.

Compare isso com o que você pode encontrar em uma oficina local: uma cadeira dobrável dura para se sentar, sem comida ou bebida, sem carros emprestados, sem Wi-Fi, banheiros não tão brilhantes.

Como os mecânicos independentes têm despesas gerais muito menores do que um revendedor, geralmente há menos custos para repassar ao consumidor.

Entenda quais tipos de peças você recebe ao fazer a manutenção do seu carro.

As peças

Quando você vai a um revendedor, com certeza obtém apenas as peças do fabricante. Isso significa que você não terá escolha quando se trata de custo.

Uma oficina local, por outro lado, pode dar a você a escolha de peças do fabricante ou peças de reposição. Na maioria dos casos, a diferença é muito parecida com um medicamento de marca em relação ao genérico – a única diferença está no nome e no custo.

Se você quiser apenas peças do fabricante, terá que conversar com seu mecânico local para ver se a peça pode ser encomendada, e isso custará mais tempo e dinheiro.
Antes de decidir, pesquise a parte específica online para ver se há uma diferença na confiabilidade ou no desempenho.

Cuidado com os departamentos de serviço que vendem trabalho desnecessário.

A venda adicional

Embora seja absolutamente possível que você encontre um mecânico da vizinhança que não seja honesto sobre as necessidades do seu carro, os departamentos de serviço da concessionária às vezes aumentam as vendas.

E não é incomum que os gerentes de serviço recebam uma comissão sobre as peças e serviços que vendem, então você pode esperar que o mecânico do revendedor examine seu veículo com um pente fino.

Mesmo se você estiver apenas prestes a trocar o óleo, os mecânicos colocarão seu veículo em uma lista de verificação multiponto para ver se há algo mais que seu carro precisa ou poderia precisar. Os fabricantes também recomendam certos serviços em diferentes marcos de milhagem, portanto, você pode esperar que o gerente de serviço ligue para você com uma longa lista de recomendações.

Isso não significa que você precisa do trabalho feito.

Certifique-se de entender se a manutenção é realmente necessária antes de concordar em realizar o trabalho.

Se você estiver trabalhando em uma oficina independente, use o manual do seu carro para obter um guia sobre o trabalho que o veículo pode precisar.

E se você não tiver certeza sobre qualquer diagnóstico caro – não importa que tipo de mecânico você use – considere obter uma segunda opinião.

Lembre-se de que os revendedores ganham mais dinheiro com a manutenção de carros do que com a venda. Na verdade, a National Automobile Dealers Association afirma que 44% dos lucros das concessionárias vêm dos departamentos de serviço e peças.

Se uma oficina local não tiver uma peça necessária no local, talvez você precise esperar mais.

Velocidade de reparo

Novamente, isso vai variar de acordo com o revendedor ou mecânico, mas você pode encontrar um serviço mais rápido em um revendedor. A concessionária provavelmente emprega mais mecânicos e geralmente tem um grande departamento de peças, portanto, tudo o que for necessário para o seu carro provavelmente estará disponível. Há uma boa chance de que seu carro seja concluído em um dia.

Na loja de sua vizinhança, você provavelmente terá menos mecânicos, então pode haver uma lista de espera mais longa. E se o seu carro precisar de uma peça específica – seja uma peça do fabricante ou uma peça de reposição – seu mecânico pode precisar esperar vários dias até que ela chegue. Isso significa que você pode ficar sem seu veículo por muito mais tempo.

Se o seu carro apresentar um problema complexo ou difícil de diagnosticar, será melhor atendê-lo com um revendedor.

Necessidades especiais

Se você decidiu que um mecânico de bairro é a melhor opção, ainda haverá momentos em que poderá querer visitar a concessionária.

Os carros novos têm todos os tipos de sinos e apitos que dependem da eletrônica, e alguns desses problemas podem ser difíceis de diagnosticar se o mecânico não tiver o complicado equipamento de diagnóstico que a maioria dos revendedores possui.

Depois, há problemas específicos do fabricante que podem ocorrer para recursos incomuns ou incomuns.

Se o seu mecânico local não tiver experiência com o problema, você provavelmente será mais bem atendido por uma concessionária que conheça sua marca e modelo.

Entenda quais garantias são oferecidas por quem trabalha no seu carro. (pixabay.com)

Garantias

É comum que os concessionários ofereçam garantias mais longas nas peças e na mão-de-obra do que um mecânico local.

E isso é importante. Se algo der errado com o carro, você não vai querer ter que pagar pelo mesmo conserto novamente.

Antes de terminar o trabalho, principalmente para itens caros, compare as garantias oferecidas pelo revendedor e a loja local e veja o que funciona melhor para você.

Entenda quais garantias são oferecidas por quem trabalha no seu carro.

Garantias

É comum que os concessionários ofereçam garantias mais longas nas peças e na mão-de-obra do que um mecânico local.

E isso é importante. Se algo der errado com o carro, você não vai querer ter que pagar pelo mesmo conserto novamente.

Antes de terminar o trabalho, principalmente para itens caros, compare as garantias oferecidas pelo revendedor e a loja local e veja o que funciona melhor para você.

Leia a garantia para saber o que é esperado de você como proprietário.

Você anulará sua garantia?

Quer você tenha um carro novo ou já adquirido, sua concessionária provavelmente lhe deu uma garantia.

Muitos motoristas acham que perderão a garantia se o serviço for executado em outro lugar que não seja o revendedor, mas geralmente não é esse o caso. (Por favor, leia as letras miúdas da sua garantia e não dependa das generalizações que fornecemos aqui.)

As garantias do carro novo podem exigir que você siga um cronograma de manutenção regular para que a garantia permaneça em vigor. A lei realmente protege você aqui, permitindo que você faça a manutenção de rotina em qualquer lugar. Contanto que você possa provar ao revendedor que fez o trabalho, é necessário honrar a garantia. Portanto, certifique-se de salvar todos os registros de serviço.

A sua garantia pode estar em risco, no entanto, se um mecânico local cometer um erro e causar danos a uma parte do seu veículo. Se isso acontecer com um revendedor, o departamento de serviço do revendedor provavelmente cobrirá os reparos e as peças de reposição. O seu mecânico local confessará um erro como esse? Vai depender do mecânico.

Observe também que, se você tiver um aluguel, seu contrato pode exigir que você use a concessionária para o serviço. Basta ler as letras miúdas.

Certifique-se de verificar todas as empresas que você pode usar para serviços de automóveis.

Faça sua pesquisa

Como com qualquer outra coisa, certifique-se de fazer sua pesquisa antes de escolher onde fará a manutenção em seu veículo.

Comece pedindo recomendações à família e aos amigos ou pergunte aos seus vizinhos com uma postagem na página do Facebook da sua cidade.

Verifique o provedor de serviços no site do  Better Business Bureau (BBB) .

Leia também resenhas de 848 lojas em Nova Jersey no programa de rádio CarTalk  “Mechanics Files”.

Entre em contato com o Departamento de Defesa do Consumidor do estado  para verificar se há alguma reclamação contra o revendedor ou pequena loja.

Compartilhe suas experiências de conserto de automóveis aqui na seção de comentários e dirija com segurança para você, Jersey.

Fonte: NJCom | TrueJersey.

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