Esta certificação permitirá às oficinas espanholas
aceder a informação relacionada com a segurança anti-roubo dos veículos.
A CETRAA, Confederação Espanhola de Oficinas,
iniciou uma série de testes piloto com diversas oficinas em todo o território
nacional, com os quais está sendo simulado e verificado o bom desenvolvimento
do processo de aquisição da Certificação SERMI.
Isto permitirá às oficinas homologadas e, se for
caso disso, aos seus funcionários autorizados, o acesso durante cinco anos a
toda a informação relativa aos sistemas anti-roubo de veículos, para todas as
marcas. Após esse período, as oficinas deverão renovar a certificação.
As oficinas do CETRAA que participam desses testes
pilotos estão coletando documentação que simula o processo de
acreditação. Posteriormente, esta documentação é enviada a um Organismo de
Avaliação da Conformidade – entidades certificadoras que por sua vez são
acreditadas pela ENAC (Entidade Nacional de Acreditação em Espanha) – dos
vários com os quais a Confederação trabalha. Posteriormente, a
documentação é transferida para o European Trust Center, de onde é emitido um
Certificado SERMI de teste para cada pessoa que o workshop pretende autorizar.
Com estes testes-piloto, a Confederação procura
supervisionar, tanto quanto possível, o processo de obtenção das Certificações
SERMI, cuja entrada em vigor será, em princípio, no dia 1 de agosto, salvo se a
União Europeia anunciar algum tipo de modificação ou moratória. .
Dadas as dúvidas transferidas pelas oficinas para
as respectivas associações provinciais, o CETRAA quer salientar que a ENAC não
é a entidade a quem a oficina deve contatar para ser certificada, uma vez que a
sua função é credenciar os Organismos de Avaliação da Conformidade.
Depois de credenciado no SERMI, já tenho tudo?
O SERMI é essencial para o acesso à informação
antirroubo e coexistirá com o processo exigido por cada marca/fabricante para
efetuar login e aceder, através dos seus sites, aos recursos necessários do seu
sistema (e respetivo pagamento).
Assim, no CETRAA recomendamos que a oficina, antes
de tomar uma decisão, avalie os preços publicados nos sites das
marcas/fabricantes e os seus dados de negócio como: marcas com mais inscrições,
serviços mais procurados, serviços mais subcontratados ao SO, etc.
O que são “Informações Antifurto ou Informações de
Manutenção e Reparo Relacionadas à Segurança” (IRM Relacionadas à Segurança)?
A
norma o define como “informações,
software, funções e serviços necessários para reparar e manter os recursos
incluídos em um veículo pelo fabricante para evitar que o veículo seja
roubado ou dirigido sem permissão e para permitir o
rastreamento e recuperação do veículo ”.
O “Esquema SERMI” inclui os exemplos:
·
atualizar
um software funcionalmente consistente com funções para evitar que o veículo
seja roubado ou dirigido.
·
Compre
peças que evitem que o veículo seja roubado ou rebocado ou que possam ser
usadas por pessoas não autorizadas para dar uma nova identidade ao veículo.
A
comunicação entre o
workshop e a sua associação é novamente crucial para garantir que esta definição não seja
interpretada de forma ampla. Tal como prevê o regime SERMI: Os fabricantes
“ devem
conceber estas características de forma a não tornarem ineficaz o direito dos
operadores independentes de acederem a informações sobre reparação e manutenção
de características que não estão relacionadas com a segurança” .
Fonte: CETRAA