O sistema de ignição é responsável por gerar a centelha que inicia a queima da mistura ar-combustível dentro dos cilindros. Quando surge uma falha nesse conjunto, é comum que o veículo apresente alguns sinais e, para ajudar a identificar se o problema está nas bobinas ou nas velas de ignição, a revista O Mecânico exibe as principais diferenças entre os sintomas causados por cada componente.
Um dos indícios principais de defeito nas bobinas de ignição é a falha de combustão no cilindro, principalmente em situação de carga ou acelerações. Isso ocorre porque a bobina perde capacidade de gerar a tensão necessária para formar a faísca, ocasionando falha na combustão e vibrações excessivas no motor.

Já problemas nas velas de ignição costumam causar marcha-lenta irregular, falhas em baixa rotação e falta de estabilidade no funcionamento do motor logo após a partida. Velas desgastadas, contaminadas ou com eletrodos danificados geram uma faísca inconsistente, afetando a combustão e, em alguns casos, aumentando o consumo de combustível.
Outro ponto de diferença é o comportamento do motor quando aquecido, dado que bobinas com defeito tendem a piorar os sintomas com o aumento da temperatura, pois o isolamento interno se degrada e a resistência elétrica varia. Nas velas, a tendência é o contrário, caso em que algumas falhas podem ser mais percebidas com o motor frio e melhorar quando o eletrodo atinge temperatura ideal de trabalho.

No diagnóstico, é fundamental analisar o estado das velas para ajudar a identificar a origem do defeito, visto que resíduos escuros ou com óleo, eletrodos gastos ou um isolador trincado podem causar indicar falha nesse componente. Já se as velas estiverem com aparência normal, mas os cilindros estiverem falhando, o problema tem mais chances de estar na bobina.
Por fim, seguir os intervalos de troca recomendados e inspecionar regularmente velas e bobinas é fundamental para prevenir falhas no sistema de ignição. Além disso, fazer a troca, quando necessário, desses componentes evita que a durabilidade do outro seja afetado, pois uma vela ruim pode causar a queima da bobina e uma bobina com defeito pode afetar a vida útil da vela.
Fonte: O mecânico.