O grupo Stellantis adquiriu 70% da Comercial Automotiva, que
é dona da rede Dpaschoal. Com isso, a montadora vai ampliar seus
pontos de serviço e de venda de peças no mercado de reposição, agora
com foco em carros mais rodados.
Os valores da transação não foram divulgados, mas Emanuele
Cappellano, novo presidente do grupo Stellantis na América do Sul,
disse que o faturamento da Dpaschoal ficou em R$ 2,5 bilhões no ano
passado.
Com 74 anos de história, a empresa tem 123 lojas no Brasil, além de
hubs de distribuição, e cerca de 2.800 funcionários. Até então, a
administração da empresa era familiar, estando na terceira geração.
O nome das lojas será mantido. “Estamos há 13 meses discutindo, e
quando chegou o momento de decidir, fiquei feliz. Era tudo o que eu
queria”, disse Luís Norberto Pascoal, que de torna membro do
conselho da empresa.
Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis na América
do Sul, afirmou que a estratégia é atender a proprietários de marcas do
grupo e também de concorrentes. Em ambos os casos, são clientes que
não têm carros tão novos.
De acordo com o executivo, esses veículos já estão no segundo ou
terceiro dono e sem garantia de fábrica. São consumidores que não
utilizam mais a rede concessionária para fazer revisões e manutenções
regulares, como troca de óleo ou de pneus.
“Esse mercado existe, mas não olhávamos para ele como montadora”,
disse Solti.
No Brasil, o grupo produz modelos Fiat, Jeep, Peugeot, Citroên e RAM.
Há 1.200 oficinais autorizadas ligadas a essas marcas.
Haverá um centro de treinamento para mecânicos, incluindo a
transição energética. O grupo Stellantis vai oferecer mais modelos
híbridos flex e elétricos, com os primeiros lançamentos previstos para
alinha 2025.
Segundo a montadora, o mercado de autopeças movimentou mais de
R$ 96 bilhões na América do Sul em 2022. No Brasil, foram
aproximadamente R$ 61 bilhões no período. Apenas 20% desse valor
equivale a peças originais, que são vendidas na rede concessionária.
Os outros 80% são de fabricantes independentes e circulam no
mercado de reposição e pós-vendas. A rede Dpaschoal vai continuar
fornecendo esses componentes —que, em geral, custam menos.