O acordo de cooperação técnica entre as três entidades oferecerá capacitação especializada, com foco em programas que sigam padrões globais, como as normas VDA QMC, IATF, AIAG, ODETTE e ISO.
Em uma ação estratégica para fortalecer a qualidade do setor de mobilidade, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva dará início a uma série de iniciativas voltadas à qualificação profissional em toda a cadeia de fornecimento automotivo da Argentina, abrangendo desde o desenvolvimento de novas peças até o aftermarket.
Essa parceria permitirá fortalecer a qualidade do setor de mobilidade no país. Combinando as capacidades técnicas do Instituto da Qualidade Automotiva – IQA e do Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM), e com o apoio institucional da Associação de Fábricas Argentinas de Componentes (AFAC), serão desenvolvidas uma série de ações voltadas à qualificação profissional em toda a cadeia de suprimentos automotiva na Argentina, abrangendo desde o desenvolvimento de novas peças até o mercado de reposição.
A iniciativa tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento e impulsionar o crescimento do mercado argentino, um dos mais relevantes no cenário global, por meio de eventos, workshops e treinamentos especializados. No Brasil, a parceria foi promovida com o apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
Desde 1999, o IQA é uma entidade licenciada pelo VDA QMC (Verband der Automobilindustrie) e autorizada a realizar workshops, treinamentos e distribuir publicações técnicas desenvolvidas pela associação alemã no Brasil e na Argentina. A organização é responsável pela padronização e qualificação de profissionais na indústria automotiva, desenvolvendo normas que atendem fornecedores das principais montadoras, como Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW, com alcance global por meio de suas filiais.
Expansão das atividades na Argentina
“O IQA já atua na Argentina, mas de forma mais limitada. Agora, nosso objetivo é expandir, com o apoio da AFAC e do IRAM para a realização local dos eventos. Queremos facilitar o acesso e agregar valor aos serviços de qualificação profissional, com o suporte de nossos parceiros locais”, afirma Alexandre Xavier, Superintendente do IQA.
A formação incluirá programas que seguem critérios globais, como o VDA QMC e o IATF (International Automotive Task Force), além de ferramentas de qualidade voltadas para novos produtos e processos logísticos. Também serão abordadas normas e padrões da AIAG (Automotive Industry Action Group), ODETTE (Organização para a Troca de Dados por Teletransmissão na Europa) e ISO (Organização Internacional para Padronização), sempre com foco em atender aos critérios internacionais e às necessidades específicas da cadeia automotiva.
Facilidade de acesso à certificação
“Essa parceria facilitará o acesso das empresas locais à certificação de autopeças conforme as exigências dos clientes, permitindo que o processo seja realizado com recursos da nossa região e do nosso país. Isso faz parte da construção de conhecimento que a indústria automotiva aporta ao desenvolvimento industrial. Entre os múltiplos fatores que determinam a competitividade, a qualidade desempenha um papel essencial, por isso consideramos essa iniciativa de grande relevância”, destaca Juan E. Cantarella, Presidente Executivo da AFAC.
“Essa colaboração permitirá fortalecer o desenvolvimento e a capacitação de profissionais da indústria automotiva, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade em todo o setor de mobilidade na Argentina. Através de programas de treinamento que atendem aos mais altos padrões internacionais, buscamos otimizar a competitividade da cadeia de suprimentos local, alinhando-a com as exigências globais”, afirma Nicolás Eliçabe, Diretor-Geral do IRAM.
Datas e inscrições
As primeiras turmas do programa estão previstas para o segundo trimestre de 2025. As iniciativas são destinadas a engenheiros, analistas, coordenadores, supervisores, líderes do setor automotivo e recém-formados em áreas relacionadas. Mais informações serão divulgadas em breve nos portais eletrônicos das entidades participantes do projeto.
Fonte: Move News