Pular para o conteúdo

O desempenho da indústria de metal-borracha e o papel da Mobensani na modernização da reposição automotiva

O mercado de autopeças de recepção alcança aumento de 13,3%; líder em inovação no setor, Mobensani projeta crescimento de no mínimo 20% em volume de produção e faturamento para o ano de 2025

Depois de anos desafiadores para a indústria, o setor de autopeças de reposição, atravessa um ciclo de crescimento consistente. Com alta nominal de 13,3% no faturamento de 2024, abertura de mais de 1,7 milhão de novos postos de trabalho e aumento de 12% no rendimento real, segundo o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o mercado de reposição segue em ótimo ritmo em 2025, com avanço de 17,8% na receita líquida nominal no primeiro trimestre de 2025.

Dentro deste ecossistema amplo que contribuiu diretamente para o crescimento da atividade industrial em 3,4% no ano passado, segmentos como o de produtos de borracha e metal, que tiveram altas respectivas 6,5% e 8,7% em 2024 de acordo com o IBGE, têm se destacado especialmente. É dentro desse cenário que a Mobensani, especializada na produção de peças de metal-borracha, consolida sua posição como um dos principais vetores de modernização da reposição automotiva no Brasil.

Nos últimos dez anos, a empresa registrou um crescimento de 944% e, apenas em 2024, avançou 25% em volume de produção e faturamento. A projeção para 2025 mantém o ritmo: crescimento mínimo de 20%, com foco redobrado em tecnologia de ponta.

Com um portfólio de aproximadamente 2,5 mil itens – que atende marcas nacionais e importadas para as linhas leve/comercial leve e vans – a empresa opera com desenvolvimento interno, testes laboratoriais próprios e controle rígido de qualidade.

Com produção média de 25 milhões de peças ano e introdução no mercado de até 140 novos itens, por ano, a empresa tem investido em um processo de expansão fabril expressivo, que inclui a construção de uma nova área de 32 mil m² – que funcionará como galpão logístico e tem inauguração prevista para 2026 – em sua fábrica de Guarulhos.

Segundo Simone de Azevedo, CEO da empresa, esse é um passo decisivo na jornada de crescimento da Mobensani, que inclui ainda investimentos em automação industrial e tecnologia.

“Sem dúvidas, acreditamos que a retomada da indústria passa pelo investimento direto em novas tecnologias e digitalização. Esse movimento precisa ser realizado a partir de um olhar estratégico que abarca ainda a expansão fabril e a otimização de processos – sempre alinhada a rígidos controles de qualidade e a formação de pessoas. Desse modo, podemos não só acompanhar as tendências do mercado global, mas antecipá-las de modo inovador, atendendo as demandas de consumidores cada vez mais exigentes, e com acesso rápido a informações”, explica a executiva.

Modernização contínua

O crescimento do portfólio da Mobensani não é apenas quantitativo, mas em linha com a evolução da frota brasileira e de acordo com uma busca contínua por mais eficiência, segurança e estabilidade das peças, também considerando as condições por vezes adversas da malha logística brasileiras.

Para atender esses objetivos, no ano passado, a empresa investiu R$ 23 milhões em tecnologia e processos de inovação – a expectativa é que esses investimentos alcancem aproximadamente R$ 25 milhões até o fim de 2025, que se direcionam para diferentes áreas: desde laboratórios de desenvolvimento de produtos até a produção de peças para veículos premium, híbridos e frotas nacionais e internacionais.

Para sustentar esse avanço, conforme supracitado, a empresa já aprovou a construção de um novo galpão logístico de 32 mil metros quadrados, com inauguração prevista para 2026. A estrutura irá potencializar expressivamente a capacidade de armazenamento e permitir maior fluidez na distribuição, com ganho de escala e na entrega das peças. Trata-se de um movimento que acompanha a profissionalização da cadeia de reposição, onde o tempo de resposta passou a ser tão decisivo quanto a qualidade da peça.

Com presença em mais de 20 países e inovando no setor há quase 6 décadas, a Mobensani mantém seu propósito de produzir e lançar peças em um curtíssimo prazo, dentro de um mercado que não para de se transformar e crescer.

“Nossa meta é continuar sendo a principal referência em qualidade, alta performance e inovação automotiva na indústria de reposição de metal-borracha, acompanhando a evolução de um mercado que está fortalecendo seu processo de retomada e que beneficia, de modo direto, diferentes segmentos da economia e da sociedade brasileira”, conclui a CEO da Mobensani, Simone de Azevedo.

Fonte: Move News

Pesquisar

Search

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco