Pular para o conteúdo

Panorama do mercado de gestão software de orçamentação de sinistros

Em uma iniciativa inédita, a Câmara de Colisão do Sindirepa-SP apresenta um panorama sobre as formas de operação das quatro empresas de software de orçamentação mercado: Able Tech, recém-chegada ao mercado, Cilia, Solera e Soma para apresentar ao mercado o funcionamento de cada sistema e como é feito o trabalho de atualização de dados para gestão de sinistros. Todas participaram, respondendo questões relevantes, muitas delas, dúvidas recorrentes recebidas pelos canais da entidade enviadas pelos profissionais que atuam com as ferramentas diariamente. Com a finalidade de levar conhecimento aos associados e esclarecer e informação sobre o mecanismo das plataformas disponíveis no mercado de colisão, reunimos aqui um conteúdo rico e completo. Agora, você, reparador que utiliza os sistemas no dia adia pode conhecer melhor a dinâmica de todo o processo. Confira! Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra e deixe a sua opinião e envie dúvidas que serão encaminhadas às empresas. Participe!

1. Desde quando o seu software de orçamentação para veículos sinistrados está em operação e como ele funciona?

ABLE TECH: Nosso software de orçamentação- Ableauto entrou em operação em novembro de 2024. Ele permite que oficinas e seguradoras realizem cotações precisas e ágeis para reparos automotivos. A plataforma integra informações sobre modelos de veículos, preços de peças e especificações técnicas, garantindo um orçamento eficiente e confiável.

CILIA:O Sistema Cilia, software de orçamentação para veículos sinistrados, está em operação desde 2012, quando a Cilia Tecnologia foi fundada. Ele funciona como uma plataforma em nuvem, eliminando a necessidade de instalações ou downloads locais. O sistema é projetado para simplificar o processo de orçamentação, integrando inteligência artificial para automação e precisão. Permitindo orçamentos rápidos e precisos, acompanhamento em tempo real, com acesso via dispositivos móveis e um banco de dados atualizado diariamente, cobrindo mais de 20 montadoras, 8000 modelos de veículos e 3,9 milhões de peças.

SOLERA: O Qapter Claims será lançado oficialmente no Brasil em junho de 2025, embora a Solera já atue há mais de 20 anos no país com outras soluções consagradas como Audatex e Inpart. A plataforma Qapter Claims é um software de gestão de sinistros e orçamentação que funciona com base em inteligência artificial, aprendizado de máquina e dados granulares, permitindo orçamentos automatizados, análise de imagens para identificação de danos, cálculo de tempos de reparo e integração com o VIN para garantir precisão desde a primeira versão do orçamento.

SOMA: O SOMA teve sua primeira versão implementada na década de 90 e, desde então, a Porto vem trabalhando em sua evolução constante para melhor servir às nossas oficinas e parceiros. Em  2023, re-lançamos o SOMA numa nova plataforma que nos traz maior escalabilidade, agilidade nas implementações e integração com novas tecnologias, como Inteligência Artificial.

Nossa plataforma leve e intuitiva é formada por um ecossistema integrado entre o módulo de orçamentação, oficinas e peças. Detalhando um pouco mais, o SOMA conta com funcionalidades avançadas para elaboração de orçamentos, compras e gestão de peças, gestão de estoques de veículos, monitoramento de vistorias, produtividade do time e gestão financeira.

Recentemente, incorporamos um ChatBot com inteligência artificial para garantir um atendimento ágil e eficaz, além de uma conexão direta com nossa equipe de relacionamento com oficinas, sempre disponível para oferecer suporte quando necessário.

2. Como são realizadas as atualizações do software e do banco de dados, considerando o crescimento constante no número de modelos e versões de veículos?

ABLE TECH: A atualização do banco de dados ocorre de forma contínua por meio da integração com parceiros estratégicos, que fornecem informações atualizadas sobre veículos e seus respectivos componentes. Nosso sistema consulta essas fontes regularmente para garantir que os dados sobre modelos, versões e preços estejam sempre alinhados com o mercado.

CILIA: As atualizações do Sistema Cilia são realizadas diariamente por uma equipe especializada da Cilia Tecnologia. O banco de dados é alimentado com informações contínuas sobre novos modelos, versões de veículos e peças. A plataforma, em nuvem, permite atualizações automáticas e em tempo real, com foco em agilidade e precisão.

SOLERA: As atualizações são feitas de forma contínua por uma equipe de mais de 500 técnicos especializados, que acompanham o lançamento de novos veículos e integram suas especificações ao banco de dados. A base é mantida atualizada com o apoio de parcerias globais com montadoras e centros de pesquisa.

SOMA: As atualizações do software e do banco de dados são realizadas de formaintegrada em nosso ecossistema: SOMA orçamento e SOMA peças de forma contínua e automatizada, garantindo que nosso sistema acompanhe as necessidades de nossos parceiros e a evolução constante dos modelos e versões de veículos.

Ponto forte para nossa equipe dedicada, a qual trabalha diariamente na atualização da nossa base de peças – que hoje já registra mais de 5 milhões de part numbers– proporcionando maior agilidade e precisão na orçamentação.

Nossa atuação é fortalecida por parcerias estratégicas com montadoras e fornecedores, permitindo que as informações sejam constantemente refinadas e alinhadas às especificações mais recentes do mercado automotivo.

3. Com o avanço das tecnologias automotivas, como a complexidade de reparo de cada modelo é avaliada? Existe um parâmetro padrão para essa avaliação? Se sim, com que frequência ele é atualizado?

ABLE TECH: Constantemente estamos aprimorando nossos processos de atualização para refletir melhor a complexidade dos reparos exigidos pelo mercado, acompanhamos o desenvolvimento de técnicas através dos manuais de montadoras e de órgãos especializados, como por exemplo: CESVI e Senai. Acompanhamos de perto as demandas do setor para garantir que nossos parâmetros estejam alinhados com as melhores práticas, muito embora em nosso país, existam grandes diferenças entre as empresas de reparação, algumas se encontram estruturadas e com pessoal capacitado já outras deixam a desejar.

CILIA: A complexidade de reparo de cada modelo no Sistema Cilia é avaliada por meio de um banco de dados robusto que inclui informações técnicas fornecidas por montadoras, especialistas e tabelas de referência, como a tabela tempária de mão de obra. Os veículos são categorizados por tipo e tamanho de carroceria de modo que são estabelecidos parâmetros e padrões de forma a refletir com precisão as exigências atuais.

SOLERA: A complexidade de reparo é avaliada por meio da Ciência da Reparação, que considera dados técnicos detalhados de cada modelo suas respectivas versões, inteligência artificial e o uso do VIN para identificar materiais, pintura e componentes específicos. Essas informações alimentam o Baremo, uma tabela padronizada com tempos e operações atualizadas regularmente com base nas parcerias técnicas globais da Solera.

SOMA: Não existe um padrão único para avaliar a complexidade de reparo dos veículos, pois o setor automotivo evolui constantemente, com a introdução de novos modelos e tecnologias. Para acompanhar essa transformação e garantir um atendimento de excelência, investimos continuamente em pesquisas, parcerias estratégicas e capacitação técnica.

Contamos com a colaboraçãodireta de montadoras e fornecedores para entender as particularidades dos novos veículos e suas especificações de reparo. Além disso, ampliamos nossas parcerias com oficinas especializadas e promovemos acapacitação contínua dos nossos inspetores, garantindo que estejam sempre atualizados sobre as inovações tecnológicas e novos procedimentos de reparação.

Temos um cronograma estruturado ao longo do ano, com pesquisas de mercado, eventos técnicos, treinamentos especializados e visitas a parceiros, assegurando que nosso ecossistema esteja sempre alinhado às melhores práticas do setor e preparado para oferecer um serviço de alta qualidade. 

4. Quem é responsável pelo fornecimento das informações para atualização do software e do banco de dados, especialmente diante do surgimento de novas tecnologias?

ABLE TECH: Trabalhamos em parceria com diversas fontes confiáveis, incluindo fornecedores de peças e concessionárias de veículos, para obter informações precisas e atualizadas. Essas parcerias garantem não apenas a disponibilidade de dados sobre modelos e preços, mas também detalhes técnicos essenciais para a orçamentação e reparação automotiva.

CILIA:  As informações para atualização do software e do banco de dados são fornecidas por uma combinação de fontes: montadoras, fornecedores de peças, especialistas do setor automotivo e a equipe interna da Cilia Tecnologia, que realiza pesquisas e validações diárias.

SOLERA: A equipe técnica especializado da Solera DDC (Data Development Center), é responsável por manter o banco de dados atualizado. Essa equipe atua em conjunto com centros de pesquisa e montadoras, que fornecem informações detalhadas sobre veículos, tecnologias e processos de reparo.

SOMA: A atualização do nosso sistema é contínua e baseada em pesquisas de mercado, parcerias com montadoras, fornecedores de peças, além do feedback de clientes, oficinas e revendedores de peças. Nossa equipe técnica trabalha ativamente na evolução do software, garantindo que ele acompanhe asnovas tecnologias automotivas e as melhores práticas do setor.

5. O software contempla procedimentos específicos para montagem e desmontagem de peças em veículos elétricos e híbridos, considerando as exigências diferenciadas desses reparos?

ABLE TECH: Já atendemos algumas marcas do segmento de eletrificados, e estamos ampliando nosso conhecimento e estrutura para atender a essa demanda crescente de forma ainda mais completa. Esse é um mercado em constante evolução, e seguimos investindo na adaptação da nossa plataforma para acompanhar suas especificidades.

CILIA: Sim, o Sistema Cilia contempla procedimentos específicos para veículos eletrificados. Com o avanço das tecnologias automotivas, a plataforma foi adaptada para incluir dados e processos únicos para esses modelos.

SOLERA: Sim. O Qapter Claims já está preparado para lidar com veículos elétricos (VEs) e com sistemas ADAS, assegurando que procedimentos diferenciados e atualizados estejam contemplados no banco de dados e nos processos de orçamento.

SOMA: Sim, nosso software considera todas as particularidades dos veículos, incluindo elétricos e híbridos, e contempla procedimentos específicos para montagem e desmontagem de peças, alinhados às exigências  diferenciadas desses reparos.

Além disso, contamos com umaplataforma de treinamento contínuo para técnicos e parceiros, onde são disponibilizadasatualizações sobre novos modelos e tecnologias do mercado, garantindo que os procedimentos sigam as melhores práticas e diretrizes de segurança.

6. Qual é o tempo médio de resposta e resolução do suporte técnico quando uma oficina enfrenta um erro sistêmico ou uma não conformidade?

ABLE TECH: Nosso suporte técnico opera de forma direta e eficiente, oferecendo atendimento prioritário via WhatsApp. O tempo de resposta pode variar conforme a complexidade do caso, mas buscamos atuar com a maior agilidade possível para minimizar impactos operacionais aos nossos clientes.

CILIA: O suporte técnico da Cilia Tecnologia é conhecido por sua agilidade, estando disponível por canais de atendimento online, manuais e vídeo-aulas. Embora o tempo exato possa variar, o sistema é projetado para oferecer respostas rápidas, com tempos médios de resposta frequentemente dentro de minutos para questões simples e resoluções para erros sistêmicos em poucas horas, dependendo da complexidade. A equipe dedicada e o uso de ferramentas de suporte em tempo real ajudam a minimizar atrasos.

SOLERA: O sistema foi projetado para alta disponibilidade e a Solera oferece suporte técnico ágil e eficiente, com profissionais especializados capazes de resolver eventuais problemas com rapidez, minimizando impactos nas operações. Com relação aos SLAs, o tempo médio de resposta e resolução depende da complexidade, para problemas de alta complexidade em média de 3 horas.

SOMA: Nossa disponibilidade atual é de 99,99%, o qual nos dá bastante segurança e estabilidade na relação com nossa equipe e nossos parceiros que atuam diariamente no SOMA. Temos um atendimento online dedicado às oficinas e revendedores de peças, proporcionando uma rápida resposta a qualquer problema que eles possam estar enfrentando ao utilizar nosso ecossistema. Esse canal está conectado diretamente aos nossos especialistas, se tornando um canal poderoso e resolutivo para tirar qualquer dúvida sobre nossos processos.

7. Qual é a média mensal de atendimentos realizados pelo suporte técnico?

ABLE TECH: Atualmente, registramos uma média de 20 atendimentos mensais, sempre com foco em oferecer uma experiência ágil e resolutiva para nossos clientes.

CILIA: Com mais de 5.000 oficinas contratantes e 25.000 orçamentos diários realizados, são feitos cerca de 60 atendimentos por dia ao cliente Cilia. A Cilia destaca seu compromisso com um suporte robusto, com canais 24h/dia, 7 dias por semana.

SOLERA: Dada a estabilidade do sistema, o número de chamados é baixo. Inferior a 5% dos usuários.

SOMA: Nossos especialistas atuam diariamente em apoio às Oficinas e Fornecedores. Dentre esse volume de acionamentos, 0,32% são referentes a suporte técnico das nossas plataformas do Ecossistema SOMA.

8. Os tempos aplicados em cada operação são fixos ou podem ser ajustados pelo usuário?

ABLE TECH: Os tempos de operação são fixos, garantindo maior padronização e confiabilidade nos orçamentos gerados pelo sistema, entretanto, os mesmos podem ser alterados, conforme negociação entre as partes e constará no orçamento um sinal que houve alteração no item.

CILIA: Os tempos aplicados em cada operação no Sistema Cilia são baseados em parâmetros padrão, como tabelas tempárias de mão de obra e dados históricos do setor, mas podem ser ajustados pelo usuário (oficinas, peritos ou seguradoras) conforme necessário.

SOLERA: Embora baseados em padrões técnicos, os tempos podem ser ajustados conforme a expertise dos profissionais e a realidade operacional de cada oficina/seguradora. A Solera oferece treinamentos específicos que ensinam como realizar esses ajustes dentro do sistema.

SOMA: Os tempos de cada operação são determinados de acordo com a particularidade de cada caso, e podem ser ajustados conforme as mudanças e necessidades do mercado.

9. Qual a metodologia utilizada para definir os tempos de substituição em cada operação?

ABLE TECH: Utilizamos uma base de dados consolidada por especialistas do setor automotivo, garantindo que os tempos de substituição sejam embasados em práticas reconhecidas pelo mercado.

CILIA: A metodologia para definir os tempos de substituição no Sistema Cilia é baseada em tabelas tempárias de referência do mercado automotivo, informações técnicas fornecidas pelas montadoras, dados históricos de reparos e validações por especialistas. A inteligência artificial analisa padrões de reparo e sugere tempos otimizados que são ajustados regularmente com base em atualizações diárias do banco de dados e feedback das oficinas. Essa abordagem combina dados quantitativos, padrões industriais e expertise técnica para garantir precisão.

SOLERA: Os tempos são definidos com base na metodologia do Baremo, desenvolvida a partir de dados técnicos, padrões globais de reparação veicular e informações fornecidas por centros de pesquisa e montadoras, sempre validadas por especialistas da Solera.

SOMA: Cada colisão possui a sua particularidade, além da variação dos modelos de veículos segurados Porto. Diante disso, nosso time de Ciência de Dados desenvolveu modelos estatísticos e preditivos que são retroalimentados a cada nova reparação, atualizando o nosso (timesheet) – tempo de reparo dos veículos e avaliando cada nova situação encontrada pelos Inspetores ou pelas Oficinas.  Esses prazos são atualizados e informados aos membros desta comunidade.

10. Como as empresas de software integram seus sistemas aos sistemas de gestão das empresas de reparação?

ABLE TECH: A Abletech adota uma abordagem de integração aberta, permitindo que parceiros acessem nossas funcionalidades tanto por meio da plataforma web quanto via API. Essa flexibilidade facilita a integração com sistemas de gestão utilizados por oficinas e seguradoras, proporcionando uma experiência mais fluida e eficiente.

CILIA:  A Cilia Tecnologia integra seu sistema aos sistemas de gestão das empresas de reparação por meio de webservices, permitindo integração com workflows, XML e exportação de dados. A plataforma, baseada na nuvem, oferece portabilidade e compatibilidade com dispositivos móveis (Android e iOS), além de permitir sincronização online/offline.

SOLERA:  O Qapter Claims possui meios que permitem integração completa com os sistemas de gestão das seguradoras e oficinas. Isso garante automação e fluidez no fluxo de trabalho, reduzindo processos manuais e aumentando a eficiência.

SOMA: As empresas de software integram seus sistemas aos ERPs das oficinas por meio de APIs. Estamos desenvolvendo soluções inovadoras que, em breve, permitirão essa conexão de forma estratégica, trazendo mais eficiência e automação para o setor. Com isso, ampliaremos as possibilidades para além da reparação, oferecendo controle completo do estoque de veículos, gestão financeira, acesso a produtos exclusivos e muito mais.

11. Os sistemas permitem personalização dos tempos de reparo conforme a expertise da oficina?

ABLE TECH: Sim, embora os tempos de reparo sejam padronizados para garantir consistência e confiabilidade nos orçamentos, é possível que haja negociação entre a empresa reparadora e o interessado; tal alteração ficará sinalizada no orçamento.

CILIA: Sim, o Sistema Cilia permite personalização dos tempos de reparo conforme a expertise da oficina. A plataforma oferece flexibilidade para que os usuários ajustem tempos com base em sua experiência, condições específicas do reparo ou necessidades regionais, desde que respeitem os parâmetros técnicos e regulatórios.

SOLERA: Sim, a plataforma permite personalizações nos tempos e operações, de acordo com a expertise técnica e a realidade operacional de cada oficina. Isso é reforçado pelos treinamentos oferecidos pela Solera.

SOMA: Sim, nossos sistemas permitem a personalização dos tempos de reparo, levando em consideração a expertise da oficina, o tipo de serviço e as particularidades de cada veículo.

12. Como os bancos de dados dos sistemas de orçamentação são alimentados com novas informações técnicas?

ABLE TECH: A atualização ocorre de forma contínua por meio de integrações com parceiros, garantindo que nossa base de dados esteja sempre alinhada às mudanças do setor automotivo.

CILIA: Os bancos de dados do Sistema Cilia são alimentados por uma equipe especializada que realiza atualizações diárias, incorporando novas informações técnicas de montadoras, fornecedores de peças, especialistas do setor e tabelas de referência.

SOLERA: As informações são alimentadas por meio da atuação da equipe técnica da Solera, que mantém parcerias com montadoras e centros de pesquisa globais. Essa estrutura permite o acompanhamento constante de inovações e mudanças no setor automotivo.

SOMA: Nossos bancos de dados são atualizados continuamente, garantindo que as informações técnicas acompanhem a evolução do mercado automotivo. A cada reparação realizada e orçamento gerado, os dados são retroalimentados no Ecossistema SOMA, enriquecendo nosso histórico técnico e aprimorando os processos.

13. Existe um comitê ou grupo de especialistas responsável por validar as atualizações dos tempos de reparo?

ABLE TECH: Nossos parceiros possuem técnicos que analisam os tempos de reparo constantemente assegurando a precisão das informações, já nossa empresa atua sempre que detectamos alguma divergência específica.

CILIA: Sim, o Sistema Cilia permite personalização dos tempos de reparo conforme a expertise da oficina. A plataforma oferece flexibilidade para que os usuários ajustem tempos com base em sua experiência, condições específicas do reparo ou necessidades regionais, desde que respeitem os parâmetros técnicos e regulatórios.

SOLERA: Sim, a equipe de especializados da Solera é responsável por validar e atualizar os dados técnicos, incluindo os tempos de reparo utilizados na plataforma.

SOMA: Temos um grupo de especialistas dedicados no Sinistro Auto que avaliam e fazem um estudo de mercado e realizam a governança dessas informações, além do comitê promovido pelo sindicato das oficinas (SAO), o Sindirepa, que avalia os sistemas de orçamentos.

14. Como o avanço da tecnologia automotiva impacta os tempos de reparo e sua atualização nos sistemas?

ABLE TECH: Esse impacto é significativo, e seguimos acompanhando de perto as inovações do setor para adaptar nossos processos e manter nosso sistema atualizado conforme as novas exigências tecnológicas, muito embora encontremos no mercado empresas reparadoras bem equipadas e com pessoal treinado e outras com grandes deficiências.

CILIA: O avanço da tecnologia automotiva, como a introdução de eletrificados e sistemas autônomos impacta os tempos de reparo ao aumentar a complexidade de alguns processos. No Sistema Cilia, esses impactos são endereçados por meio de atualizações diárias do banco de dados, incorporação de novas informações técnicas das montadoras e uso de IA para ajustar tempos e sugerir procedimentos específicos. A frequência de atualização garante que os tempos de reparo sejam otimizados para refletir essas mudanças.

SOLERA: O impacto é absorvido pelo modelo de atualização contínua da Solera, que, por meio da Ciência da Reparação, integra novos dados, tecnologias e estruturas de veículos, assegurando que os tempos de reparo reflitam com exatidão a complexidade atual dos modelos.

SOMA: O avanço da tecnologia automotiva impacta diretamente os tempos de reparo, exigindo atualizações constantes nos sistemas. Trabalhamos com um banco de dados dinâmico, retroalimentado continuamente por meio de interações das oficinas, inspeções e análises de mercado, garantindo que os tempos de reparo reflitam as condições reais da operação.

15. Qual o prazo médio para que um novo modelo de veículo seja incorporado ao sistema de orçamentação?

ABLE TECH: Depende, pois precisamos que haja disponibilidade e acesso às informações técnicas, mas assim que o mercado fornece os dados em até 30 dias incorporamos ao sistema.

CILIA: O prazo médio para incorporar um novo modelo de veículo ao Sistema Cilia é geralmente de algumas semanas, dependendo da disponibilidade de dados das montadoras.

SOLERA: Após o lançamento oficial de um novo veículo, inicia-se o desenvolvimento do modelo, que inclui: verificação no catálogo de peças, cadastro de mais de 1.400 itens e tempos de mão de obra, geração de gráficos 2D/3D, identificação via chassi (quando aplicável), integração com IA e controle de qualidade. Finalizado o processo, o modelo é precificado, vinculado à FIPE, incluído na árvore de seleção e liberado para uso dos clientes. 

SOMA: O tempo médio para a incorporação de um novo modelo ao sistema de orçamentação varia conforme a disponibilidade de informações técnicas, literatura do veículoe da complexidade de cada modelo. Temos um time dedicado a acompanharlançamentos do mercadoe trabalha em parceria com montadoras, revendas, e oficinas especializadas para agilizar esse processo. Além disso, nosso ecossistema SOMA utiliza Inteligência Artificial e aprendizado contínuo para integrar rapidamente novos modelos, garantindo precisão e eficiência na orçamentação desde os primeiros atendimentos.

16. Como as montadoras contribuem para a atualização dos tempos de reparo dos seus modelos eletrificados?

ABLE TECH: Atualmente, não há uma contribuição direta por parte das montadoras nesse aspecto, mas seguimos explorando parcerias e alternativas para enriquecer ainda mais a precisão dos nossos dados.

CILIA: As montadoras contribuem fornecendo dados técnicos. A Cilia Tecnologia estabelece parcerias com as montadoras para garantir que essas informações sejam integradas rapidamente ao banco de dados em um processo de colaboração contínua.

SOLERA: As montadoras colaboram diretamente com a Solera por meio de parcerias técnicas, fornecendo informações sobre os novos modelos, inclusive os eletrificados. Esses dados são utilizados para alimentar o banco de dados e definir os parâmetros técnicos do sistema.

 SOMA: As montadoras desempenham um papel essencial na atualização dos tempos de reparo, fornecendo especificações técnicas, manuais de reparação e diretrizes de segurança para veículos eletrificados. Temos parcerias estratégicas com as principais montadoras, permitindo a integração dessas informações ao nosso sistema de forma contínua. Além disso, promovemos treinamentos técnicos e eventos com especialistas, garantindo que tanto inspetores quanto oficinas especializadas estejam sempre atualizados sobre as melhores práticas para a reparação desses veículos.Nosso compromisso é manter um sistema atualizado e alinhado às mais recentes inovações do setor automotivo, garantindo eficiência e segurança em cada reparo.

Pesquisar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco