O Sindirepa Brasil lançou oficialmente o Anuário da Indústria da Reparação de Veículos do Brasil 2025/2026, uma das mais completas publicações sobre o setor automotivo nacional. O material reúne dados atualizados sobre frota circulante, perfil socioeconômico, atividade econômica, mercado de trabalho e o papel estratégico das oficinas independentes em todas as regiões do País.
De acordo com o estudo, o Brasil ultrapassa a marca de 68 milhões de veículos em circulação, considerando automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e motocicletas. O levantamento também evidencia o envelhecimento progressivo da frota nacional, o que reforça a importância da manutenção preventiva e corretiva realizada pelas oficinas independentes para garantir segurança, eficiência e mobilidade.
O anuário aponta ainda o avanço das novas tecnologias de propulsão, como veículos elétricos e híbridos, além do aumento da complexidade técnica dos sistemas automotivos. Diante desse cenário, a publicação reforça a necessidade de capacitação contínua, profissionalização da gestão e investimento em tecnologia por parte das empresas do setor.
Para Antonio Carlos Fiola, presidente do Sindirepa Brasil, a publicação cumpre um papel estratégico para todo o ecossistema automotivo. Segundo ele, as oficinas independentes são responsáveis por manter o País em movimento e precisam estar preparadas para as transformações tecnológicas e de mercado que já estão em curso.
Produzido com base em dados oficiais de instituições como IBGE, RAIS, Banco Central e Fraga Inteligência Automotiva, o Anuário da Indústria da Reparação de Veículos do Brasil 2025/2026 é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para empresários, entidades setoriais, fornecedores, investidores e formuladores de políticas públicas.
A publicação está disponível nas versões impressa e digital e pode ser acessada pelo site oficial do Sindirepa Brasil.
SOBRE O SINDIREPA BRASIL
O Sindirepa Brasil representa a indústria da reparação de veículos em âmbito nacional, reunindo sindicatos estaduais e atuando na defesa dos interesses das oficinas independentes, no fortalecimento institucional do setor e no desenvolvimento técnico e econômico da reparação automotiva brasileira.