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Veja as diferenças entre o fluido de câmbio automático e manual

Fluidos ATF e MTF não são intercambiáveis na maioria dos casos

Os fluidos de transmissão possuem características específicas a depender do tipo de transmissão em que são aplicados. Assim, a revista O Mecânico mostra as principais características e diferenças entre o fluido de transmissão automática (ATF) e o fluido de transmissão manual (MTF).

Começando pelo fluido ATF, ele atua como fluido hidráulico, permitido a transferência de força dentro do sistema de forma a acionar válvulas e controlar as embreagens internas. Além disso, o fluido ATF faz a lubrificação de todo o conjunto, incluindo componentes eletrônicos. Em sua composição existem uma série de aditivos para melhorar a estabilidade térmica, resistência à oxidação e controle preciso do coeficiente de fricção.

Já o fluido MTF, usado em transmissões manuais, apresenta características adequadas para proteção contra desgaste, especialmente em cargas elevadas. Esse fluido permite o bom funcionamento de engrenagens, sincronizadores e rolamentos, através da lubrificação mesmo sob alta pressão. Os aditivos do fluido MTF, normalmente, focam em propriedades antidesgaste, resistência à pressão extrema (EP) e controle de espuma, além de garantir um bom engate das marchas, mesmo em temperaturas mais baixas.

A principal diferença entre os dois tipos de fluido está na sua viscosidade, visto que os fluidos ATF, por suas características de projeto, costumam ter viscosidade mais baixa quando comparado com os fluidos MTF. Dessa forma, quando não especificado pela fabricante, ao utilizar fluido ATF em transmissões manuais convencionais pode haver comprometimento da proteção dos componentes devido à menor resistência à pressão, ocasionando desgaste acelerado. Já ao utilizar um MTF em uma transmissão automática, o controle hidráulico e o funcionamento das embreagens internas são prejudicados, gerando problemas nas trocas de marcha e superaquecimento do conjunto.

Embora algumas transmissões manuais permitam o uso de ATF, na hora da troca do fluido, seja em um câmbio automático, seja em um câmbio manual, o ideal é seguir a especificação de fluido recomendada pela fabricante. Dessa forma, será possível garantir trocas de marchas adequadas e evitar o desgaste prematuro dos conjuntos de embreagem e do conversor de torque em transmissões AT e também ter um funcionamento correto dos sincronizadores e durabilidade de engrenagens e rolamentos em transmissões MT.

Fonte: Move News

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