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O que falta para a Inspeção Técnica Veicular (ITV) entrar em vigor?

Veículos sem manutenção adequada representam um risco no trânsito e nas estradas. É preciso sensibilizar os políticos e conscientizar a sociedade

As estatísticas de acidentes de trânsito no Brasil são alarmantes. O Brasil é um dos países com o maior índice de mortes em acidentes de trânsito, pelo ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS), ocupa o 3º lugar. Muitas mortes, bem como acidentes, poderiam ser evitadas se a Inspeção Técnica Veicular (ITV) vigorasse, a exemplo de países como a Alemanha, Inglaterra, Espanha e França, que já implementaram a ITV há décadas.

Por aqui, um levantamento do Instituto Scaringella revela que a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada à ocorrência de 27% dos acidentes e que 80% dos veículos em circulação no Brasil apresentam problemas de manutenção. A fim de evitar que isso continue, um dos pilares da Aliança do Aftermarket Automotivo é a Inspeção Técnica Veicular (ITV), fruto da união das entidades, Andap/Sicap, Anfape, Asdap, Conarem, Sincopeças Brasil, Sindirepa Brasil e Afer.

Na avaliação de Antonio Fiola, Presidente do Sindirepa Brasil e do Sindirepa-SP, falta vontade política. “Durante a Inspeção Técnica Veicular (ITV) em São Paulo melhorou muito a qualidade do ar e muitas vidas foram salvas. O tema não é popular entre os políticos, até pela questão do veículo social, se for retirado o veículo velho de circulação, a pessoa vai ficar sem emprego. Mas trata-se de uma questão muito maior, de segurança e de saúde pública”, defendeu.

Para Ranieri Leitão, Presidente do Sincopeças Brasil, falta também vontade política, representatividade do setor de reposição automotiva na bancada do Congresso Nacional e a conscientização da sociedade sobre os benefícios. “Defendemos a bandeira da Inspeção Técnica Veicular (ITV) através do Sindipeças Brasil e da Câmara Automotiva Nacional. Mesmo que não seja completa como gostaríamos, que possamos fazer por partes, entendo que isso será um diferencial para as nossas vidas, para o trânsito e para as vidas que são dissipadas”, expôs, defendendo que se for por partes, que contemple inicialmente o undercar, essencial para a segurança do veículo.

Preservação de vidas

Claudio Torelli, Presidente do SIVESP (Sindicato das Empresas de Inspeção Veicular do Estado de São Paulo), vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e autor do livro ‘Vidas Preservadas’, sintetizou a Inspeção Técnica Veicular (ITV) como a preservação de vidas. “Ela não acontece mais pela desinformação dos nossos políticos. A Inspeção pode trazer a preservação de vidas, diminuir o custo Brasil com acidentes, a troca e a reparação de veículos; o que leva alguns países a fazerem a Inspeção há anos, pois se não fosse importante, não fariam”.

Torelli citou estudos da Espanha que comprovam a eficiência da ITV: 25 milhões de carros inspecionados por ano evitam 15 mil acidentes, 13 mil feridos, 150 mortes diretas e mais de 500 por poluição. “Os números são grandes. A nossa deficiência é a informação para os nossos políticos, que poderão legislar sobre o tema”, acrescentou.

ITV e a renovação da frota

A renovação da frota é fundamental e só acontecerá com a Inspeção Técnica Veicular (ITV), conforme dito por Claudio Saad, Presidente do Sindipeças. “Ela será a mola mestra. Ninguém vai trocar o seu caminhão se ele não for reprovado. Será o empurrão para quem tem um veículo de 30 anos, trocar por um de 10 anos. Claro que ele vai precisar de ajuda (financiamento). Os caminhões são 5% da frota, mas responsáveis por 50% das emissões da poluição (em São Paulo). Temos que começar por eles”, explicou.

Fonte: Cincopeças Brasil

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